Pular para o conteúdo principal

Despedida do Aruna

Lentamente, bem mais lenta, do que esperávamos, estávamos resolvendo o emaranhado de questões que envolvem uma viagem como a nossa.
Um dos pontos mais importantes era a venda do nosso querido Aruna.
Entretanto, em meio a uma enorme crise econômica e política, as propostas foram poucas e todas envolvendo trocas.
E, uma vez que precisávamos  de dinheiro, não adiantava  nada ficarmos sem barco mas com uma cobertura em Capão da Canoa ou um loft no Morumbi.
Nesse meio tempo, surgiu uma proposta do nosso amigo Germano da Wind Charter.
O barco seria comprado pela Wind junto com outro investidor e passaria a ser utilizado nas operações de charter.
Proposta feita, proposta aceita.
Aproveitando umas folgas minhas e a semana de férias das crianças resolvemos sair para uma velejada de "despedida" do Aruna, uma vez que nos próximos quinze dias ele seria levado para Paraty.
Dia quente para o inverno gaúcho, com céu azul e pouco vento e lá fomos nós para um pernoite na Praia do Arado.
Antes da partida, enquanto abastecíamos o barco com água e comida, resolvi colocar nos tanques mais trinta litros de diesel que eu já tinha a bordo a algum tempo dentro de uma bombona plástica.
Quando já estávamos quase chegando resolvo ligar o motor para manobrar e ancorar.
Então o que nunca tinha acontecido em todos esses anos com o Aruna acontece.
O motor funciona por alguns minutos, faz um barulho estranho, solta uma fumaça preta e apaga.
Quando eu abro o compartimento do motor para inspecionar encontro o filtro de óleo diesel completamente sujo. Troco para o filtro auxiliar e ele começa a sujar também  instantaneamente. É isso. O motor já era por hoje.
Decidimos iniciar o retorno para pernoitarmos no Tranquilo, atrás do morro da Ponta Grossa que nos protegeria do vento sul que a essa altura já soprava com quinze nós constantes.
Com a proa para o morro fomos velejando enquanto uma noite sem lua surgia.
A umas duas milhas da ponta do morro que deveríamos contornar começa a acontecer outra coisa estranha.
As referências visuais que eu tinha, que já não eram muito boas em função da noite escura, começam a sumir até que o morro inteiro desaparece.
Somos envolvidos por um banco de nevoeiro tão espesso que passamos a não enxergar nada além da proa do barco.
Agora estava ficando divertido. Sem motor, sem visibilidade nenhuma e próximos a um costão de pedra.
Agradecemos ao Santo GPS que nos guiou até o local da ancoragem que ocorreu sem maiores problemas.

Depois disso achamos melhor abrir uma garrafa de vinho e explicar melhor para o Aruninha esse negocio de despedida.

Postagens mais visitadas deste blog

CARTAGENA - ESPANHA - VIVENDO A HISTÓRIA

Chegamos a Cartagena depois de 27h no mar. Sair das Ilhas Baleares foi doloroso, ficou aquela impressão de que tínhamos tanta coisa para conhecer misturada com a certeza de que tão cedo não teríamos aquela vida de praia, sol, mar e biquíni o dia todo. Estamos no outono Europeu, as Ilhas Baleares não são mais aquelas   ilhas com mar transparente e tranquilo, e temos que seguir adiante, pois, apesar de termos esta aparente liberdade, somos sujeitos ao clima, às estações do ano, às correntes marítimas e temos um cronograma a seguir. Nosso próximo destino: Cartagena. Não sabíamos muito o que esperar, sabíamos o que tínhamos lido no nosso livro da Imray e o que tinha nos contado um amigo velejador que havia estado por lá. Chegamos na marina “Real Clube Regatas de Cartagena” às 9:30 local, e nos foi indicada uma ótima vaga em um trapiche de concreto atrás de um palco se shows (!?) A gente não sabia se isso seria algo bom ou ruim, hehehe A marina é totalmente aberta, e fica

TRAVESSIA DO OCEANO ATLÂNTICO

Autor:Alessandra  No dia 25 de novembro de 2018, partimos de Las Palmas, em Gran Canaria em direção a Santa Lúcia, no Caribe. Uma navegada de 2.800 NM, a maior distância que percorremos sem paradas, até agora. Foram 20 dias no meio do mar, apenas nós 4: Márcio(48), Alessandra(46), Henrique(18) e Carolina(14). Um verdadeiro teste para  nossas habilidades como navegadores  e para nosso relacionamento como família. Nossa rotina diária consistia em revisar todos os cabos e estaiamento buscando por desgastes anormais,    manter um controle sobre a navegação e regulagem das velas , observar a quantidade de água consumida e produzir água sempre que necessário.  R evisar o estoque de frutas e legumes,  preparar as refeições,  ler, estudar (Carolina), praticar yoga (Ale) assistir algum filme que tínhamos baixado na Netflix, descansar o máximo possível durante o dia e fazer os turnos durante a noite. Já nos primeiros dias nos surpreendemos em como entramos rápido

COMO É A VIDA À BORDO QUANDO ESTAMOS EM UMA MARINA

Muitas pessoas perguntam sobre o que muda na vida a bordo quando estamos em uma marina. Porque há algumas diferenças na nossa rotina quando estamos na âncora ou velejando e quando estamos na Marina. Para quem não conhece , aqui vão algumas curiosidades sobre a vida a bordo que podem ser bastante surpreendentes: ÁGUA Quando navegamos usando o motor, aproveitamos para produzir água. Quando nós temos bastante vento e não ligamos o motor, precisamos ligar o gerador para produzir água. E quando estamos em uma marina, temos 2 formas de obter água. Uma é enchendo os tanques com uma mangueira (daquelas que se usa para regar plantas). A outra maneira é conectar  a mangueira do trapiche no barco e usar a água  sem que ela passe pelos tanques. Nem todos os barcos têm esse sistema.  Como a água é um bem escasso nas navegadas e ancoragens, aproveitamos a estada na marina para lavar o barco usando água doce. BANHEIROS Temos 3 banheiros no Biguá.