Autor: Alessandra
Saímos do Brasil com um roteiro pré definido. Tínhamos sonhos para realizar, que envolviam conhecer lugares, velejar pela Europa, pelo Caribe e cruzar um Oceano. Antes mesmo de começar nossa jornada lá na França, onde recebemos o Biguá, já estávamos inscritos para cruzar o Atlântico junto com a ARC.
O Márcio há anos acompanhava o Rally
e suas histórias. E estar junto com uma organização como essa nos levaria a um
estado de maior segurança, uma vez que seríamos somente nós quatro no barco.
Uma das perguntas mais frequentes é
quanto custa participar da ARC:
E escolhemos pagar esse valor em
função de todo apoio e segurança.
Um dos requisitos para participar do Rally é ter chegado a Gran Canaria
velejando. Não é necessário que toda a tripulação esteja a bordo nesse momento.
Outra exigência é ter, no mínimo dois
tripulantes no barco. Não é possível fazer o cruzamento em solitário.
Eles são extremamente exigentes na
questão equipamentos de segurança. E o Safety Check é bastante rígido. Mesmo
nós, com um barco novo e todos os equipamentos tivemos que preparar uma lista com
10 itens antes de sermos aprovados.
Nossos itens eram coisas simples:
+ 1 balde rígido com cabo
Colocar cabos nas manoplas da bomba
manual de água
+1 bóia circular
+
1 rescue line
4 máscaras nos coletes salva vidas
1 martelo
3 sinalizadores
1 apito
sistema secundário de luzes de navegação
Luvas para calor (para deixar junto
com os sinalizadores)
Durante todas as duas semanas de
atividades antes da largada, acontecem muitas atividades: festas semanais
oferecidas por patrocinadores, drinks gratuitos todas as noites (sundowner
drinks), seminários sobre segurança, provisionamento, primeiros socorros,
meteorologia, entre outros; demonstrações de segurança com simulação de resgate
usando helicóptero, demonstração do uso da balsa salva vidas e sinalizadores;
Passeios pela ilha , ARC children, ARC Forest Project e a grande abertura do
evento com um desfie com as bandeiras de todos os países.
É bem intenso!
Conhecemos muitas pessoas de toda
parte do mundo nessas semanas.
Pessoas como nós, que estavam
realizando um sonho antigo, famílias, amigos, pessoas que já haviam cruzado o
Atlântico diversas vezes, um casal que completava a volta ao mundo nessa
travessia.
No seminário de Riging check, nos foi
orientado subir no mastro (todos nós!) para saber como era a sensação, no caso
de necessidade.
No seminário de primeiros socorros,
dicas simples, como o uso de um simples avental de cozinha que pode salvar uma
vida em alto mar.
A experiência de mais de 20 anos
coordenando centenas de barcos todos os anos foi um imenso aprendizado para
nós, e isso só já valeria o valor investido.
Há estatística para tudo: pelo menos
1 barco bate em uma baleia, pelo menos um barco perde o mastro, pelo menos um
barco perde a retranca.
Tudo isso se confirmou na nossa
travessia. Felizmente nenhuma delas foi com a gente.
Mas estivemos envolvidos no apoio ao
barco sem mastro e sim, uma baleia passou por baixo do nosso barco (diversas
vezes!!)
O relato completo está aqui no blog,
e o vídeo é esse aí:
Durante a travessia tínhamos a previsão meteorológica diária, com
recomendações para cada área do oceano.
Além disso, nossa posição e de todos
os outros barcos era marcada a cada 4h através do Yellow Brick.
Todos os dias, às 11h UTC recebíamos
a posição de todos os barcos da frota. Era a hora em que marcávamos a posição
dos barcos dos amigos e de outros barcos do nosso interesse (como os 5 outros
Lagoons 42 que participavam do Rally).
Eventualmente recebíamos e mails de
atualização falando sobre como estava a frota e se algum barco tinha tido algum
tipo de problema. No dia em que ajudamos o barco avariado, recebemos um e mail
informando o ocorrido e pedindo ajuda.
Estar no meio de um oceano com um
apoio desses é tranquilizador.
O barco que perdeu o mastro recebeu
todo o combustível necessário para chegar ao destino no mesmo dia. Eles
chegaram um pouco depois de nós!
Se nos perguntarem se faríamos outro
cruzamento com a ARC, a resposta seria Sim.
Aqui um vídeo resumindo o que foram
nossas duas semanas antes de partir:
Marcio.
ResponderExcluirSaudações tricolores.
A última vez que vi vocês, deve fazer uns 6 anos no Janga. Meu barco ficava no Pier 2. E eu seguido ia ate o trapiche de vocês pra falar com o Marcelo (Boa Vida), Impressionante como cresceram as crianças.
Assisti todos os vídeos nos últimos dias e estão de parabéns tanto pela decisão quanto pelo passeio.
Se eu puder sugerir algo, coloca as datas no título dos vídeos, pois apesar de haver assistido todos, me foi colocado em ordem cronológica variada.
Bons e seguros ventos por aí.
Estou acompanhando semanalmente o passeio.
Abraços a todos
Olá! Puxa, obrigado por estar nos acompanhando. Que legal!! Realmente está sendo uma experiência muito especial para nós .
ExcluirNo Youtube, dá para se guiar pelo numero do VLOG e ir baixando na ordem. A partir do primeiro video do Caribe, estamos colocando o mês no título do vídeo. Isso é algo que sentimos falta em outros vídeos, para saber em que época do ano estamos. Obrigado pelas sugestões! Abracos de todos aqui.