Pular para o conteúdo principal

La Rochelle – Gijón

No domingo de Páscoa pela manhã finalmente saímos de La Rochelle em direção a Espanha.
A cidade de La Rochelle é um paraíso para quem gosta de veleiros.

Veleiro Joshua - de Bernard Moitessier

Nunca tínhamos visto tantos barcos interessantes juntos.
 Aliás, nunca tínhamos visto tantos barcos juntos!

Mas estava na hora de avançar. O clima não estava dos mais hospitaleiros, com vários dias com temperaturas próximas a zero e alguns dias até mesmo com neve. Além disso toda a tripulação estava ansiosa para uma navegada mais longa.

As janelas de tempo de mais de três dias simplesmente não estavam aparecendo, então decidimos seguir para Gijon na Espanha o que significaria uma velejada de umas 270 milhas que pretendíamos fazer em torno de quarenta e oito horas.
E a velejada teve de tudo. Nas primeiras horas, depois da saída do porto o mar começou a levantar e a proa começou a enterrar nas ondas com um barulho forte. Em pouco tempo toda a tripulação estava verde. Nada muito animador para quem estava saindo para dois dias de mar aberto.

Mas à tarde as coisas começaram a melhorar. O vento passou a vir do quadrante certo, soprando a agradáveis quinze nós. As ondas curtas se transformaram em rolões e o Biguá começou a gostar da brincadeira. Além disso passamos a ser escoltados por uma quantidade grande de golfinhos que ficaram ao nosso lado por bastante tempo.
Organizamos os turnos de vigia montando duas duplas que trabalharam por duas horas de cada vez e o esquema funcionou bem.
Havia uma quantidade grande de navios, mas sobre esse aspecto o AIS é uma grande ajuda.
Trata-se de algo equivalente ao transponder na aviação. Um equipamento que nos mostra todos os tráfegos ao nosso redor (desde que eles também possuam AIS) e também permite que esses tráfegos nos vejam. Isso diminui muito o risco de colisão. E aumenta a qualidade do sono.
Na segunda noite, tínhamos andado tão bem que a previsão de chegada tinha sido bem adiantada. O que significava que teríamos que entrar no porto ainda a noite.
Entrar em um porto desconhecido no escuro nunca é uma boa ideia. Então resolvemos aproveitar que o vento estava diminuindo mesmo e baixamos todos os panos para esperar algumas horas.
Uma hora depois o vento foi a zero e o mar ficou espelhado. Foi uma experiência bem interessante. Estávamos completamente parados, como se o barco estivesse no seco, em uma noite escura sem enxergar nada para fora com quatro mil metros de água abaixo de nós.
Passada mais uma hora o vento começou a voltar. Beleza! Hora de voltar a velejar. E sobe vela.
Dez nós de vento. Quinze. Vinte, vinte e cinco, vinte e oito agora com ondas. Chega. Hora de rizar as velas. E a tripulação correndo pra lá e pra cá no meio da madrugada.
No meio da ventania falei para a Alessandra: - Esse tempo aqui é coisa de maluco!
E ela me respondeu: - Velejar é que é coisa de maluco...
Mas ao amanhecer o vento tinha diminuído novamente e entramos com vento calmo em um belo porto espanhol. Um que conquistamos a vela!
Tudo novo, todos felizes e já pensando na próxima navegada.
.Velejar é coisa de maluco mesmo.

Postagens mais visitadas deste blog

CARTAGENA - ESPANHA - VIVENDO A HISTÓRIA

Chegamos a Cartagena depois de 27h no mar. Sair das Ilhas Baleares foi doloroso, ficou aquela impressão de que tínhamos tanta coisa para conhecer misturada com a certeza de que tão cedo não teríamos aquela vida de praia, sol, mar e biquíni o dia todo. Estamos no outono Europeu, as Ilhas Baleares não são mais aquelas   ilhas com mar transparente e tranquilo, e temos que seguir adiante, pois, apesar de termos esta aparente liberdade, somos sujeitos ao clima, às estações do ano, às correntes marítimas e temos um cronograma a seguir. Nosso próximo destino: Cartagena. Não sabíamos muito o que esperar, sabíamos o que tínhamos lido no nosso livro da Imray e o que tinha nos contado um amigo velejador que havia estado por lá. Chegamos na marina “Real Clube Regatas de Cartagena” às 9:30 local, e nos foi indicada uma ótima vaga em um trapiche de concreto atrás de um palco se shows (!?) A gente não sabia se isso seria algo bom ou ruim, hehehe A marina é totalmente aberta, e fica

TRAVESSIA DO OCEANO ATLÂNTICO

Autor:Alessandra  No dia 25 de novembro de 2018, partimos de Las Palmas, em Gran Canaria em direção a Santa Lúcia, no Caribe. Uma navegada de 2.800 NM, a maior distância que percorremos sem paradas, até agora. Foram 20 dias no meio do mar, apenas nós 4: Márcio(48), Alessandra(46), Henrique(18) e Carolina(14). Um verdadeiro teste para  nossas habilidades como navegadores  e para nosso relacionamento como família. Nossa rotina diária consistia em revisar todos os cabos e estaiamento buscando por desgastes anormais,    manter um controle sobre a navegação e regulagem das velas , observar a quantidade de água consumida e produzir água sempre que necessário.  R evisar o estoque de frutas e legumes,  preparar as refeições,  ler, estudar (Carolina), praticar yoga (Ale) assistir algum filme que tínhamos baixado na Netflix, descansar o máximo possível durante o dia e fazer os turnos durante a noite. Já nos primeiros dias nos surpreendemos em como entramos rápido

COMO É A VIDA À BORDO QUANDO ESTAMOS EM UMA MARINA

Muitas pessoas perguntam sobre o que muda na vida a bordo quando estamos em uma marina. Porque há algumas diferenças na nossa rotina quando estamos na âncora ou velejando e quando estamos na Marina. Para quem não conhece , aqui vão algumas curiosidades sobre a vida a bordo que podem ser bastante surpreendentes: ÁGUA Quando navegamos usando o motor, aproveitamos para produzir água. Quando nós temos bastante vento e não ligamos o motor, precisamos ligar o gerador para produzir água. E quando estamos em uma marina, temos 2 formas de obter água. Uma é enchendo os tanques com uma mangueira (daquelas que se usa para regar plantas). A outra maneira é conectar  a mangueira do trapiche no barco e usar a água  sem que ela passe pelos tanques. Nem todos os barcos têm esse sistema.  Como a água é um bem escasso nas navegadas e ancoragens, aproveitamos a estada na marina para lavar o barco usando água doce. BANHEIROS Temos 3 banheiros no Biguá.