Pular para o conteúdo principal

Ah...a Galícia!

Chegamos na Espanha no início de abril , navegando pelo mar Cantábrico. A primeira cidade que conhecemos, Gijón, uma das maiores do principado de Astúrias foi uma agradável surpresa, não só pela beleza natural e pela história do lugar, mas também por suas pessoas, que nos receberam tão bem.
 Esse foi nosso primeiro contato (como velejadores) com a Espanha, e não poderia ter sido melhor.
Árbol de la "Sidra" - monumento em homenagem à bebida típica da região

Pórtico de Gijón

Elogio del Horizonte - obra de Eduardo Chilli

De lá seguimos para um porto pequeno, na Galícia: Camariñas. A surpresa foi ver o quanto o galego se aproxima do português. Outro lugar com uma natureza incrível e pessoas amáveis. Nos sentimos em casa.

Sede do clube náutico em Camariñas

Costa de La Muerte - famosa por seus naufrágios

Marina em Camariñas - um porto seguro

Mas nossa grande paixão foi Muros:
Estamos há alguns dias atracados em Muros aguardando ventos do quadrante norte para continuarmos nossa descida em direção a Portugal.
Inicialmente não pensávamos em ficar aqui tantos dias mas a chegada a Ria de Muros  com vento e mar contra nos fizeram avaliar melhor a decisão de seguir em direção  ao sul nas mesmas condições.
Na verdade a idéia inicial era ter prosseguido até a próxima Ría, Arousas, mas continuar cambando de um lado para o outro, com o mar subindo no convés e o barco despencando várias vezes do segundo andar entre as ondas altas e curtas nos fez começar a achar a idéia de uma parada em Muros cada vez mais atraente.
E foi uma maravilhosa surpresa.
Porto em Ria de Muros, tínhamos acabado de chegar

As Rías da Galícia são enormes trechos de terreno que foram escavados pelo mar através das eras.
Formam lugares lindos e abrigados onde desde a idade média prósperas cidades se desenvolveram.
Porto - Ria deMuros

Marina de Muros. alguns barcos ancoram próximo à marina, pois a região é um bom abrigo.

Muros é uma dessa cidades na Ría que leva seu nome.
O lugar é muito especial porque se trata de uma Cidade medieval viva.
A arquitetura dos prédios de pedra está muito bem conservada mas não é um cenário. As pessoas vivem e trabalham naquelas casas seculares. Os carros circulam pelas ruelas estreitas por onde antes passavam cavalos e carruagens.
Igreja São Pedro de Muros

E as pessoas continuam como sempre vendendo peixes, mariscos e verduras. Mas também telefones celulares e computadores.

Rua típica da cidade

Mercado público

Além disso existe a característica do povo galego de ser muito acolhedor. Todos, sem exceção nos trataram muito bem. Todos têm muito orgulho de falar galego, que é um espanhol bem mais próximo do português. Aliás, ouvimos mais de uma vez, que o português se originou do galego!
Fato histórico ou não, a verdade é que eles se sentem meio que primos dos portugueses e por consequência dos brasileiros também ("somos todos brasileiros", uma senhora nos falou quando dissemos que éramos do Brasil)
Para completar o pacote a marina é excelente.
Marina - Ria de Muros

Próxima a um charmoso porto de pescadores, bem no centro da cidade é abrigada de qualquer tempo. Com instalações modernas e, como não poderia deixar de ser, uma equipe muito simpática.
Ria de Muros

A partir de Muros pode-se ir facilmente a Santiago de Compostela. Pegamos um ônibus  que pára em algumas cidades no caminho e leva cerca de 2h até Santiago. ( 5,15/pessoa). Vale a pena o passeio, pois em 1 dia a gente consegue conhecer o centro histórico.

Claro que Santiago tem muito mais para conhecer, mas para isso precisaríamos ficar mais tempo. E nós tivemos sorte, porque nesse dia não choveu por lá.
Nossa próxima parada ainda na Espanha, foram as Ilhas de Cíes, mas estas merecem um post só para elas.

Postagens mais visitadas deste blog

CARTAGENA - ESPANHA - VIVENDO A HISTÓRIA

Chegamos a Cartagena depois de 27h no mar. Sair das Ilhas Baleares foi doloroso, ficou aquela impressão de que tínhamos tanta coisa para conhecer misturada com a certeza de que tão cedo não teríamos aquela vida de praia, sol, mar e biquíni o dia todo. Estamos no outono Europeu, as Ilhas Baleares não são mais aquelas   ilhas com mar transparente e tranquilo, e temos que seguir adiante, pois, apesar de termos esta aparente liberdade, somos sujeitos ao clima, às estações do ano, às correntes marítimas e temos um cronograma a seguir. Nosso próximo destino: Cartagena. Não sabíamos muito o que esperar, sabíamos o que tínhamos lido no nosso livro da Imray e o que tinha nos contado um amigo velejador que havia estado por lá. Chegamos na marina “Real Clube Regatas de Cartagena” às 9:30 local, e nos foi indicada uma ótima vaga em um trapiche de concreto atrás de um palco se shows (!?) A gente não sabia se isso seria algo bom ou ruim, hehehe A marina é totalmente aberta, e fica

TRAVESSIA DO OCEANO ATLÂNTICO

Autor:Alessandra  No dia 25 de novembro de 2018, partimos de Las Palmas, em Gran Canaria em direção a Santa Lúcia, no Caribe. Uma navegada de 2.800 NM, a maior distância que percorremos sem paradas, até agora. Foram 20 dias no meio do mar, apenas nós 4: Márcio(48), Alessandra(46), Henrique(18) e Carolina(14). Um verdadeiro teste para  nossas habilidades como navegadores  e para nosso relacionamento como família. Nossa rotina diária consistia em revisar todos os cabos e estaiamento buscando por desgastes anormais,    manter um controle sobre a navegação e regulagem das velas , observar a quantidade de água consumida e produzir água sempre que necessário.  R evisar o estoque de frutas e legumes,  preparar as refeições,  ler, estudar (Carolina), praticar yoga (Ale) assistir algum filme que tínhamos baixado na Netflix, descansar o máximo possível durante o dia e fazer os turnos durante a noite. Já nos primeiros dias nos surpreendemos em como entramos rápido

COMO É A VIDA À BORDO QUANDO ESTAMOS EM UMA MARINA

Muitas pessoas perguntam sobre o que muda na vida a bordo quando estamos em uma marina. Porque há algumas diferenças na nossa rotina quando estamos na âncora ou velejando e quando estamos na Marina. Para quem não conhece , aqui vão algumas curiosidades sobre a vida a bordo que podem ser bastante surpreendentes: ÁGUA Quando navegamos usando o motor, aproveitamos para produzir água. Quando nós temos bastante vento e não ligamos o motor, precisamos ligar o gerador para produzir água. E quando estamos em uma marina, temos 2 formas de obter água. Uma é enchendo os tanques com uma mangueira (daquelas que se usa para regar plantas). A outra maneira é conectar  a mangueira do trapiche no barco e usar a água  sem que ela passe pelos tanques. Nem todos os barcos têm esse sistema.  Como a água é um bem escasso nas navegadas e ancoragens, aproveitamos a estada na marina para lavar o barco usando água doce. BANHEIROS Temos 3 banheiros no Biguá.