Pular para o conteúdo principal

Atrás de uma botija de gás

Muitas pessoas  acham que viver a bordo de um veleiro navegando pelo mundo afora é uma vida de sonhos com águas cristalinas, lugares incríveis e drinks no cockpit.
Realmente é. Mas não é só isso.
Também envolve bastante trabalho e stress. Algumas coisas que em casa não significam nada aqui adquirem uma dimensão diferente.
Por exemplo comprar gás. Temos dois botijões de três quilos a bordo. O compartimento do gás é bastante grande e caberiam botijões bem maiores do que esses.
Entretanto, quando íamos comprá-los, lá na França, recebemos uma advertência de um velejador: " Comprem os de três quilos. Eles são padronizados em toda Europa e é muito fácil trocá-los".
Pois assim o fizemos. Quando chegamos em Porto já estávamos com um deles vazio e decidimos que compraríamos outro cheio no dia seguinte.
De manhã cedo saímos bem contentes carregando um liquinho pela marina em direção à loja náutica para comprar mais gás. Nada poderia ser mais simples.
Ao entrarmos na loja a expressão do vendedor nos preocupou: "Mas esse não é um Camping Gás..."
Olha senhor, a marca eu não sei, mas esse botijão é padronizado e vale em toda a Europa, respondi eu do alto da minha ingenuidade.
"Pois aqui em Portugal não vale coisa nenhuma
Devia ser má vontade do vendedor. Saímos da loja e lá fomos nós pelo pequeno bairro próximo a marina, carregando o bendito liquinho, a procurar de uma ferragem ou mercado. Obviamente não achamos.
Depois de uma meia hora caminhando de um lado para outro uma senhora saindo de uma padaria e vendo nosso olhar de desânimo nos ofereceu ajuda:
" Mas isso vocês vão encontrar na drogaria!"
Expliquei para ela que talvez não enxergasse bem que se tratava de um botijão de gás  e não de receita de remédio.
"Pois exatamente. É na drogaria". Foi aí que descobrimos que em Portugal ferragem é drogaria.
E ela nos levou em três. E nesse  meio tempo nos contou, em detalhes , sobre seus muitos anos de casamento, mais tantos de viuvez e todas as fofocas que as vizinhas fazem.
Acabamos sabendo sobre a vida de todo mundo mas sem o bendito gás.
Descobrimos que "a uns vinte minutinhos de caminhada" existia outra drogaria que vendia gás e lá fomos nós e nosso inseparável amigo botijão tentar encontrar. Só esqueceram de nos dizer que a caminhada era morro acima e que aquela velhinha devia ser ex-atleta olímpica porque nós levamos quase uma hora para chegar lá.
Quando entramos na tal drogaria ouvimos as palavras fatídicas novamente: " Mas esse não é um camping gás"! Parecia piada só que não estávamos achando nenhuma graça.
 -"Tudo bem. Azar. Vamos comprar na loja da marina mesmo.Compramos um botijão novo e resolvemos isso".
Só que quando chegamos lá a loja já tinha fechado. "Bom, fica para amanhã".
No dia seguinte cedinho estávamos  na frente da loja. Que continuava fechada. Alguém na rua nos avisou: " Hoje não vai abrir. Nem essa nem nenhuma. Hoje é feriado em Portugal". Começamos a pensar em receitas com comidas cruas. A situação estava ficando crítica.
Durante a noite o inevitável acontece. O gás acaba e o jantar rapidamente muda de sopa para sanduíche.
Depois do feriado (que deveria ser o dia nacional da comida fria) voltamos humildes e derrotados a loja da marina:
-" Nós desistimos de trocar o botijão. Vamos comprar um novo com o senhor".
-"Pois agora não os tenho mais. Vendi todos antes do feriado depois que vocês saíram daqui !".
Para encurtar a história digo que nesse dia ainda fomos a mais umas cinco lojas, caminhamos vários quilômetros, nos perdemos, pegamos táxi mas no final do dia voltamos ao Biguá com um botijão cheio.
E agora sim: um autêntico Camping Gás!

Estes são  botijões aceitos na Espanha, o "Camping gás" é idêntico, só que a cor é azul claro.

Postagens mais visitadas deste blog

CARTAGENA - ESPANHA - VIVENDO A HISTÓRIA

Chegamos a Cartagena depois de 27h no mar. Sair das Ilhas Baleares foi doloroso, ficou aquela impressão de que tínhamos tanta coisa para conhecer misturada com a certeza de que tão cedo não teríamos aquela vida de praia, sol, mar e biquíni o dia todo. Estamos no outono Europeu, as Ilhas Baleares não são mais aquelas   ilhas com mar transparente e tranquilo, e temos que seguir adiante, pois, apesar de termos esta aparente liberdade, somos sujeitos ao clima, às estações do ano, às correntes marítimas e temos um cronograma a seguir. Nosso próximo destino: Cartagena. Não sabíamos muito o que esperar, sabíamos o que tínhamos lido no nosso livro da Imray e o que tinha nos contado um amigo velejador que havia estado por lá. Chegamos na marina “Real Clube Regatas de Cartagena” às 9:30 local, e nos foi indicada uma ótima vaga em um trapiche de concreto atrás de um palco se shows (!?) A gente não sabia se isso seria algo bom ou ruim, hehehe A marina é totalmente aberta, e fica

TRAVESSIA DO OCEANO ATLÂNTICO

Autor:Alessandra  No dia 25 de novembro de 2018, partimos de Las Palmas, em Gran Canaria em direção a Santa Lúcia, no Caribe. Uma navegada de 2.800 NM, a maior distância que percorremos sem paradas, até agora. Foram 20 dias no meio do mar, apenas nós 4: Márcio(48), Alessandra(46), Henrique(18) e Carolina(14). Um verdadeiro teste para  nossas habilidades como navegadores  e para nosso relacionamento como família. Nossa rotina diária consistia em revisar todos os cabos e estaiamento buscando por desgastes anormais,    manter um controle sobre a navegação e regulagem das velas , observar a quantidade de água consumida e produzir água sempre que necessário.  R evisar o estoque de frutas e legumes,  preparar as refeições,  ler, estudar (Carolina), praticar yoga (Ale) assistir algum filme que tínhamos baixado na Netflix, descansar o máximo possível durante o dia e fazer os turnos durante a noite. Já nos primeiros dias nos surpreendemos em como entramos rápido

COMO É A VIDA À BORDO QUANDO ESTAMOS EM UMA MARINA

Muitas pessoas perguntam sobre o que muda na vida a bordo quando estamos em uma marina. Porque há algumas diferenças na nossa rotina quando estamos na âncora ou velejando e quando estamos na Marina. Para quem não conhece , aqui vão algumas curiosidades sobre a vida a bordo que podem ser bastante surpreendentes: ÁGUA Quando navegamos usando o motor, aproveitamos para produzir água. Quando nós temos bastante vento e não ligamos o motor, precisamos ligar o gerador para produzir água. E quando estamos em uma marina, temos 2 formas de obter água. Uma é enchendo os tanques com uma mangueira (daquelas que se usa para regar plantas). A outra maneira é conectar  a mangueira do trapiche no barco e usar a água  sem que ela passe pelos tanques. Nem todos os barcos têm esse sistema.  Como a água é um bem escasso nas navegadas e ancoragens, aproveitamos a estada na marina para lavar o barco usando água doce. BANHEIROS Temos 3 banheiros no Biguá.