Pular para o conteúdo principal

Alimentação a Bordo do Biguá

Resolvi escrever um post falando sobre como é a nossa alimentação e como cozinhamos a bordo.
Temos algumas limitações em um veleiro.
Apesar do Biguá ser um catamarã, e isso significar mais conforto para cozinhar e espaço para estocar comida, temos que cuidar muito bem para armazenar direitinho os alimentos, cuidar a validade, fazer um inventário de tudo o que temos, cuidar para não termos sobras, evitando assim o desperdício e acúmulo pois as geladeiras são pequenas !

Guardamos os alimentos já higienizados

Somos (praticamente) quatro adultos.  E não comemos carne de nenhum tipo, exceto o Marcio que come carnes e derivados. Então, cozinhar em um veleiro, onde a disponibilidade de utensílios é limitada ,  requer criatividade e muita disposição: a gente tem só o essencial ,e o nosso maior luxo é um míxer ( acessório quase indispensável para quem não come carne e derivados e quer ter uma dieta mais balanceada).

Nossos cafés da manhã são bem variados, geralmente envolvem frutas, leites vegetais, cereais, pães, pastas salgadas ou geléias. Também gostamos de fazer mingau, principalmente em dias frios.

Desde que chegamos na Europa,  pegamos muito frio, então fizemos muitas preparações quentes e aproveitamos muito a oferta enorme de produtos vegan e Bio. Existem muitas opções e é bem fácil de encontrar em qualquer supermercado da França e um pouco menos na Espanha e Portugal.

Nossos almoços sempre envolvem arroz, proteínas vegetais (grão de bico, feijões , lentilhas...aliás, aqui é o paraíso das lentilhas, tem marrom, blonde, vermelha, verde, beluga, descascada, miúda, graúda, tem para todos os gostos) e muitos legumes, verduras e saladas, que eu procuro variar bastante, até porque gosto bastante de experimentar coisas novas.

"Arroz thai, lentilha vermelha, salada, moranga recheada com quinoa"

Massa penne com molho de tomate caseiro e espinafre

Arroz integral, lentilha, brócolis, abobrinhas com quinoa e açafrão e salada verde e roxa

Arroz, lentilhas verdes, ervilha torta, pimentos padrão , salada verde e avocados

Arroz basmati, ervilhas frescas com molho de tomate, legumes refogados e salada

Às vezes me dou bem, como no caso dos Pimentos padrão que são uma delíca! Às vezes comemos umas coisas bem ruins, tipo uma batata preta  que é muito ruim mesmo ( ou sou eu que não sei preparar).

Comer na rua é um pouco mais difícil, mas já existem diversos restaurantes especializados e muitos tem opções para vegans, vegetarianos e pessoas com restrições alimentares. Redes grandes de fast food não são uma opção, só dá para comer batata, e ainda assim só se estiver com muita fome mesmo.

Wrap Vegano no Rawcoco - Gijón - ES

Smoothies, frutas congeladas batidas como sorvete, frutas picadas, sanduíches, bolo caseiro, sucos de frutas, chocolate quente, iced cofee, sementes de girassol e de abóbora, amêndoas salgadas, são alguns lanchinhos que fazemos.

Smoothie de frutas vermelhas, banana e leite de coco

Smoothie de frutas congeladas, Spirulina e Chlorella

Torradas com pasta de castanha de caju, avocado, sementes de girassol e azeite de oliva

sanduíche com humus, mostarda, quinoa, avocado, tomates e salada verde

Bolo integral de canela e cacau

Bolo de chocolate e tâmaras

Encontramos aqui alguns suplementos que podem ser adicionados às vitaminas e também são bem saborosos. Também encontramos sorvetes vegan tanto no supermercado na Espanha, como em sorveterias em Portugal.

Como ainda não chegamos na fase do calor (vem logo verão!) costumamos jantar algo quentinho, como sopas, risotos, às vezes o feijão do almoço vira o hambúrguer do jantar ( isso quando sobra alguma coisa, porque no geral não sobra nada de comida), às vezes  faço macarrão ou a gente faz uma noite oriental ou mexicana para variar.

Espaguetti com cogumelos e abobrinha

Cozinhar enquanto se viaja envolve idas a feiras, explorar supermercados, conversar com os “locais” em busca de como preparar determinado alimento.

Uma das muitas feiras em La Rochelle

Paella na feira de La Rochelle

A parte de gastronomia em uma viagem faz parte da cultura do lugar e assim como um monumento ou um museu, deve ser experienciada. Muitos dos locais pelos quais passamos até agora têm como base da sua alimentação os peixes e frutos do mar. Então, o Marcio fez o papel de almoçar Ostras com vinho branco em um mercado em La Rochelle em um sábado de sol, Comeu polvos na Espanha, Bacalhau em Portugal, ele e o Henrique se fartaram de croissants, queijos e pasteis de natas, todo mundo aqui fez a festa com as baguetes francesas (embora todos tenham preferido o pãozinho português).

Paella - La Rochelle - FR

Ostras - La Rochelle - FR

Sardinhas - O Porto - Portugal

Polvo - Ria de Muros - ES

Seguimos viagem, ainda estamos em Portugal e temos muito para experimentar. Portugal me ensinou a gostar de azeitonas, coisa que eu não gostava. As daqui são deliciosas! E vamos aprendendo.

Um brinde! com a famosa Sidra de Gijón

1. Cada prato maravilhoso! Acho que a alimentação vegana ou vegetariana tem tudo a ver com velejar, viver com menos, etc.

Postagens mais visitadas deste blog

CARTAGENA - ESPANHA - VIVENDO A HISTÓRIA

Chegamos a Cartagena depois de 27h no mar. Sair das Ilhas Baleares foi doloroso, ficou aquela impressão de que tínhamos tanta coisa para conhecer misturada com a certeza de que tão cedo não teríamos aquela vida de praia, sol, mar e biquíni o dia todo. Estamos no outono Europeu, as Ilhas Baleares não são mais aquelas   ilhas com mar transparente e tranquilo, e temos que seguir adiante, pois, apesar de termos esta aparente liberdade, somos sujeitos ao clima, às estações do ano, às correntes marítimas e temos um cronograma a seguir. Nosso próximo destino: Cartagena. Não sabíamos muito o que esperar, sabíamos o que tínhamos lido no nosso livro da Imray e o que tinha nos contado um amigo velejador que havia estado por lá. Chegamos na marina “Real Clube Regatas de Cartagena” às 9:30 local, e nos foi indicada uma ótima vaga em um trapiche de concreto atrás de um palco se shows (!?) A gente não sabia se isso seria algo bom ou ruim, hehehe A marina é totalmente aberta, e fica

TRAVESSIA DO OCEANO ATLÂNTICO

Autor:Alessandra  No dia 25 de novembro de 2018, partimos de Las Palmas, em Gran Canaria em direção a Santa Lúcia, no Caribe. Uma navegada de 2.800 NM, a maior distância que percorremos sem paradas, até agora. Foram 20 dias no meio do mar, apenas nós 4: Márcio(48), Alessandra(46), Henrique(18) e Carolina(14). Um verdadeiro teste para  nossas habilidades como navegadores  e para nosso relacionamento como família. Nossa rotina diária consistia em revisar todos os cabos e estaiamento buscando por desgastes anormais,    manter um controle sobre a navegação e regulagem das velas , observar a quantidade de água consumida e produzir água sempre que necessário.  R evisar o estoque de frutas e legumes,  preparar as refeições,  ler, estudar (Carolina), praticar yoga (Ale) assistir algum filme que tínhamos baixado na Netflix, descansar o máximo possível durante o dia e fazer os turnos durante a noite. Já nos primeiros dias nos surpreendemos em como entramos rápido

COMO É A VIDA À BORDO QUANDO ESTAMOS EM UMA MARINA

Muitas pessoas perguntam sobre o que muda na vida a bordo quando estamos em uma marina. Porque há algumas diferenças na nossa rotina quando estamos na âncora ou velejando e quando estamos na Marina. Para quem não conhece , aqui vão algumas curiosidades sobre a vida a bordo que podem ser bastante surpreendentes: ÁGUA Quando navegamos usando o motor, aproveitamos para produzir água. Quando nós temos bastante vento e não ligamos o motor, precisamos ligar o gerador para produzir água. E quando estamos em uma marina, temos 2 formas de obter água. Uma é enchendo os tanques com uma mangueira (daquelas que se usa para regar plantas). A outra maneira é conectar  a mangueira do trapiche no barco e usar a água  sem que ela passe pelos tanques. Nem todos os barcos têm esse sistema.  Como a água é um bem escasso nas navegadas e ancoragens, aproveitamos a estada na marina para lavar o barco usando água doce. BANHEIROS Temos 3 banheiros no Biguá.