Pular para o conteúdo principal

Homeschooling


Uma das maiores preocupações que tínhamos quando começamos a planejar nossa viagem, era como iríamos fazer com o colégio.
 Aliás, esta é uma das primeiras perguntas (se não a primeira pergunta) que nos fazem.
Para nós, existiram dois momentos ideais para fazer esta viagem. O primeiro foi quando o Henrique nasceu (Há 17 anos atrás): já tínhamos esta vontade naquela época, chegamos a ir a um estaleiro ver um barco maior (na época tínhamos um velamar 32), fizemos contas, pensamos em vender o apartamento...mas ainda havia muito medo e muito apego. Velejar por aí com um bebê parecia algo meio irresponsável. E acredito que nesta idade (crianças pequenas) é ao mesmo tempo mais fácil e mais difícil. Mais fácil no sentido de ele não ter muita vontade própria, então vai onde vamos e se adapta facilmente às condições, não tem colégio, nem um círculo de amigos, nem compromissos. A parte difícil é crescer longe dos avós, tios, primos, não ter uma rotina formal.

Nossa família e amigos no dia do nosso churrasco de despedida: apoio total ao nosso projeto.



Este momento passou, então trabalhamos com a segunda “janela” que se abriu: já ter terminado ou estar terminando a escola. E parece que nossa decisão foi acertada, pois tudo acabou se organizando na nossa vida de modo que esse se tornasse o momento ideal: Henrique formado no Ensino médio, já aprovado no vestibular e com o curso trancado por 1 ano. A Carolina fazendo Homeschooling.


Despedida da família e comemoração da Aprovação do Henrique na UFRGS

Claro que tivemos muito receio de como isso iria funcionar. Lemos muito, estudamos o currículo, perguntamos para quem já tinha feito. Acabamos optando pela Calvert School, uma escola americana que ensina à distância há mais de 100 anos.
A Carol já fazia aulas de inglês há alguns anos e o idioma, apesar de ser parte do desafio, não seria um problema para ela.
A Calvert Education possui dois tipos de programa que se adaptariam ao nosso perfil: em um deles a família recebe todo o material e orientações, mas não há uma avaliação por parte da instituição.  No segundo programa – que foi o que escolhemos – a família recebe todo o material, orientações, testes e também há o ATS ( Advisore Teatching Sistem), que é a avaliação do aluno, com correção das provas, nota e certificado. Achamos importante esta escolha, não só pelo retorno da instituição com relação aos resultados, mas também para que ela tivesse um certificado na volta ao ensino regular.

O material da Calvert é muito rico e há também um volume considerável de trabalho. Todo o material é impresso: chegaram 2 caixas grandes com livros e cadernos de atividades para 12 meses de estudos.


Caixa recheada de material escolar



Muitos, muitos, muitos livros!!!



O mais difícil foi carregar todo o material do escritório da marina até o Biguá!

Além de todo o material físico, há atividades on line que devem ser preenchidas após cada lição. Não há uma exigência de prazo de entrega destas atividades, pois  muitas famílias , como nós, nem sempre tem acesso diário à internet, mas percebe-se que estamos sendo acompanhados através destas tarefas (Check points).


Muitas vezes recorremos a algum shopping ou lanchonete para usar o wi-fi nas tarefas on line

Fora tudo isso, há ainda vídeos, exercícios e curiosidades extras para o caso de alguma dúvida e também para complementar a matéria.


Dia a dia de estudos no salão do Biguá

Para seguir um programa assim é importante que a família, e principalmente o estudante, tenha um determinado perfil (responsável, dedicado, estudioso, organizado). Esse é o caso da Carol. Para nós, não é difícil fazer com que ela estude as horas necessárias todos os dias (isso não significa que não haja algum stress!). Mas fico imaginando um estudante mais desinteressado ou que tenha dificuldade de concentração. Deve ser bem difícil para os pais.
Algumas pessoas com quem conversamos, acharam o conteúdo excessivo e muita matéria diária. Também achamos a quantidade de tarefas diárias grande, nos primeiros meses a Carol estudava praticamente o dia inteiro para vencer o conteúdo. Mas agora já estamos pegando o jeito e tudo é organizado de uma forma mais eficiente, então não toma tanto tempo.
Ao longo destes 12 meses, há 9 testes de todas as matérias, que são:
Math (matemática), Composition (composição), Reading (Leitura), Grammar (gramática), Spelling (Soletração), Vocabulary (vocabulário), Science (que inclui Física e Química), History and Geography (história e Geografia).
Até agora foram feitos só os primeiros testes, referentes às 20 primeiras lições. Estamos há 10 dias do segundo teste.
Os testes são feitos em dias pré-determinados e têm algumas regras que devem ser seguidas direitinho para que tudo ocorra da forma correta. Eles são enviados em um arquivo, por e-mail, todos juntos. Anexamos também todas as folhas de rascunho e alguns trabalhos feitos durante as aulas, conforme é determinado pela escola.




O resultado dos primeiros testes chegaram 1 semana após o envio e a partir deste momento, conhecemos o professor que vai acompanhar a Carol ao longo destes 12 meses. Ele enviou os resultados junto com os comentários e escreveu uma carta para ela, falando sobre ele e sua família, para que se sintam mais próximos. Também enviou um questionário com perguntas diversas que vão desde o local onde ela costuma estudar até com que mão ela escreve.
Estudar à distância requer um misto de disciplina e flexibilidade. É importante criar uma rotina de estudo, aproveitar os horários livres para ler, mas também flexibilizar estes horários nos dias em que estamos em um porto bacana ou quando tiramos o dia para passear pela cidade, visitar monumentos ou museus.

Estar em cidades históricas e visitar museus enriquece o estudo

Tudo isso está sendo um “baita” aprendizado para todos nós.
E por enquanto os resultados estão mais que satisfatórios: A Carol foi muito bem nas primeiras provas e percebemos o crescimento pessoal dela. Nós todos (Eu, Márcio e Henrique ) contribuímos cada um de alguma forma para este estudo.
Eu ajudo na matemática e Ciências, Márcio dá uma mão na história e o Henrique na parte de leitura, composição e nos ditados. Tudo isso fortaleceu muito nossa relação como família e, o mais bonito é ver a relação deles como irmãos.


Irmãos juntos, se ajudando, criando laços fortes. Isso não tem preço.




Comentários

  1. Parabéns acredito muito em realizar os sonhos, bons ventos

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana mesmo!!! Daqui mais uns 2 anos vamos partir para uma vida a bordo. E a questão do estudo da filha, agora com 11 anos, é algo importante a ser considerado. Grato por esta postagem e pelas informações. De toda maneira, penso: numa avaliação de perdas e ganhos entre a viagem/experiência de vida e a maneira alternativa da formação, o saldo deve ser muito positivo. Bons ventos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberto! Que bacana!! Tua filha vai estar com a mesma idade que a Carol tem agora. Certamente só tem ganhos!! Grande abraço!!

      Excluir
    2. Olá. Saudações!!!
      Começamos os contatos com a Calvert, mas estamos ainda bem perdidos. Não nos ficou claro em que curso devemos colocar nossa Júlia para ela ter um certificado válido e aceito em qualquer universidade depois.
      Não temos tanta pressa ainda, afinal ela vai terminar a 9 série em 2021 e só aí partiremos. Mas gostamos de antecipar as coisas para evitar surpresas desagradáveis.
      Se puderem nos orientar qual o curso específico que vai equivaler ao nosso segundo grau, ficaremos gratos. Embora a Júlia pense em Universidade na Europa depois.
      Bons ventos pro Biguá!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CARTAGENA - ESPANHA - VIVENDO A HISTÓRIA

Chegamos a Cartagena depois de 27h no mar. Sair das Ilhas Baleares foi doloroso, ficou aquela impressão de que tínhamos tanta coisa para conhecer misturada com a certeza de que tão cedo não teríamos aquela vida de praia, sol, mar e biquíni o dia todo. Estamos no outono Europeu, as Ilhas Baleares não são mais aquelas   ilhas com mar transparente e tranquilo, e temos que seguir adiante, pois, apesar de termos esta aparente liberdade, somos sujeitos ao clima, às estações do ano, às correntes marítimas e temos um cronograma a seguir. Nosso próximo destino: Cartagena. Não sabíamos muito o que esperar, sabíamos o que tínhamos lido no nosso livro da Imray e o que tinha nos contado um amigo velejador que havia estado por lá. Chegamos na marina “Real Clube Regatas de Cartagena” às 9:30 local, e nos foi indicada uma ótima vaga em um trapiche de concreto atrás de um palco se shows (!?) A gente não sabia se isso seria algo bom ou ruim, hehehe A marina é totalmente aberta, e fica

TRAVESSIA DO OCEANO ATLÂNTICO

  Autor:Alessandra  No dia 25 de novembro de 2018, partimos de Las Palmas, em Gran Canaria em direção a Santa Lúcia, no Caribe. Uma navegada de 2.800 NM, a maior distância que percorremos sem paradas, até agora. Foram 20 dias no meio do mar, apenas nós 4: Márcio(48), Alessandra(46), Henrique(18) e Carolina(14). Um verdadeiro teste para  nossas habilidades como navegadores  e para nosso relacionamento como família. Nossa rotina diária consistia em revisar todos os cabos e estaiamento buscando por desgastes anormais,    manter um controle sobre a navegação e regulagem das velas , observar a quantidade de água consumida e produzir água sempre que necessário.  R evisar o estoque de frutas e legumes,  preparar as refeições,  ler, estudar (Carolina), praticar yoga (Ale) assistir algum filme que tínhamos baixado na Netflix, descansar o máximo possível durante o dia e fazer os turnos durante a noite. Já nos primeiros dias nos surpreendemos em como entramos rápido

COMO É A VIDA À BORDO QUANDO ESTAMOS EM UMA MARINA

Muitas pessoas perguntam sobre o que muda na vida a bordo quando estamos em uma marina. Porque há algumas diferenças na nossa rotina quando estamos na âncora ou velejando e quando estamos na Marina. Para quem não conhece , aqui vão algumas curiosidades sobre a vida a bordo que podem ser bastante surpreendentes: ÁGUA Quando navegamos usando o motor, aproveitamos para produzir água. Quando nós temos bastante vento e não ligamos o motor, precisamos ligar o gerador para produzir água. E quando estamos em uma marina, temos 2 formas de obter água. Uma é enchendo os tanques com uma mangueira (daquelas que se usa para regar plantas). A outra maneira é conectar  a mangueira do trapiche no barco e usar a água  sem que ela passe pelos tanques. Nem todos os barcos têm esse sistema.  Como a água é um bem escasso nas navegadas e ancoragens, aproveitamos a estada na marina para lavar o barco usando água doce. BANHEIROS Temos 3 banheiros no Biguá.