Uma das maiores preocupações que tínhamos quando começamos a
planejar nossa viagem, era como iríamos fazer com o colégio.
Aliás, esta é uma
das primeiras perguntas (se não a primeira pergunta) que nos fazem.
Para nós, existiram dois momentos ideais para fazer esta
viagem. O primeiro foi quando o Henrique nasceu (Há 17 anos atrás): já tínhamos
esta vontade naquela época, chegamos a ir a um estaleiro ver um barco maior (na
época tínhamos um velamar 32), fizemos contas, pensamos em vender o
apartamento...mas ainda havia muito medo e muito apego. Velejar por aí com um
bebê parecia algo meio irresponsável. E acredito que nesta idade (crianças
pequenas) é ao mesmo tempo mais fácil e mais difícil. Mais fácil no sentido de ele
não ter muita vontade própria, então vai onde vamos e se adapta facilmente às
condições, não tem colégio, nem um círculo de amigos, nem compromissos. A parte
difícil é crescer longe dos avós, tios, primos, não ter uma rotina formal.
Nossa família e amigos no dia do nosso churrasco de despedida: apoio total ao nosso projeto. |
Este momento passou, então trabalhamos com a segunda
“janela” que se abriu: já ter terminado ou estar terminando a escola. E parece
que nossa decisão foi acertada, pois tudo acabou se organizando na nossa vida
de modo que esse se tornasse o momento ideal: Henrique formado no Ensino médio,
já aprovado no vestibular e com o curso trancado por 1 ano. A Carolina fazendo
Homeschooling.
Despedida da família e comemoração da Aprovação do Henrique na UFRGS |
Claro que tivemos muito receio de como isso iria funcionar.
Lemos muito, estudamos o currículo, perguntamos para quem já tinha feito.
Acabamos optando pela Calvert School, uma escola americana que ensina à
distância há mais de 100 anos.
A Carol já fazia aulas de inglês há alguns anos e o idioma,
apesar de ser parte do desafio, não seria um problema para ela.
A Calvert Education possui dois tipos de programa que se
adaptariam ao nosso perfil: em um deles a família recebe todo o material e
orientações, mas não há uma avaliação por parte da instituição. No segundo programa – que foi o que
escolhemos – a família recebe todo o material, orientações, testes e também há
o ATS ( Advisore Teatching Sistem), que é a avaliação do aluno, com correção
das provas, nota e certificado. Achamos importante esta escolha, não só pelo
retorno da instituição com relação aos resultados, mas também para que ela
tivesse um certificado na volta ao ensino regular.
O material da Calvert é muito rico e há também um volume considerável de trabalho. Todo o material é impresso: chegaram 2 caixas grandes com livros e cadernos de atividades para 12 meses de estudos.
Caixa recheada de material escolar |
Muitos, muitos, muitos livros!!! |
O mais difícil foi carregar todo o material do escritório da marina até o Biguá! |
Além de todo o material físico, há atividades on line que devem ser preenchidas após cada lição. Não há uma exigência de prazo de entrega destas atividades, pois muitas famílias , como nós, nem sempre tem acesso diário à internet, mas percebe-se que estamos sendo acompanhados através destas tarefas (Check points).
Muitas vezes recorremos a algum shopping ou lanchonete para usar o wi-fi nas tarefas on line |
Fora tudo isso, há ainda vídeos, exercícios e
curiosidades extras para o caso de alguma dúvida e também para complementar a
matéria.
Para seguir um programa assim é importante que a família, e
principalmente o estudante, tenha um determinado perfil (responsável, dedicado,
estudioso, organizado). Esse é o caso da Carol. Para nós, não é difícil fazer
com que ela estude as horas necessárias todos os dias (isso não significa que
não haja algum stress!). Mas fico imaginando um estudante mais desinteressado
ou que tenha dificuldade de concentração. Deve ser bem difícil para os pais.
Dia a dia de estudos no salão do Biguá |
Algumas pessoas com quem conversamos, acharam o conteúdo
excessivo e muita matéria diária. Também achamos a quantidade de tarefas
diárias grande, nos primeiros meses a Carol estudava praticamente o dia inteiro
para vencer o conteúdo. Mas agora já estamos pegando o jeito e tudo é
organizado de uma forma mais eficiente, então não toma tanto tempo.
Ao longo destes 12 meses, há 9 testes de todas as matérias,
que são:
Math (matemática), Composition (composição), Reading
(Leitura), Grammar (gramática), Spelling (Soletração), Vocabulary (vocabulário),
Science (que inclui Física e Química), History and Geography (história e Geografia).
Até agora foram feitos só os primeiros testes, referentes às
20 primeiras lições. Estamos há 10 dias do segundo teste.
Os testes são feitos em dias pré-determinados e têm algumas
regras que devem ser seguidas direitinho para que tudo ocorra da forma correta.
Eles são enviados em um arquivo, por e-mail, todos juntos. Anexamos também
todas as folhas de rascunho e alguns trabalhos feitos durante as aulas,
conforme é determinado pela escola.
O resultado dos primeiros testes chegaram 1 semana após o
envio e a partir deste momento, conhecemos o professor que vai acompanhar a
Carol ao longo destes 12 meses. Ele enviou os resultados junto com os
comentários e escreveu uma carta para ela, falando sobre ele e sua família,
para que se sintam mais próximos. Também enviou um questionário com perguntas
diversas que vão desde o local onde ela costuma estudar até com que mão ela
escreve.
Estudar à distância requer um misto de disciplina e
flexibilidade. É importante criar uma rotina de estudo, aproveitar os horários
livres para ler, mas também flexibilizar estes horários nos dias em que estamos
em um porto bacana ou quando tiramos o dia para passear pela cidade, visitar
monumentos ou museus.
Estar em cidades históricas e visitar museus enriquece o estudo |
Tudo isso está sendo um “baita” aprendizado para todos nós.
E por enquanto os resultados estão mais que satisfatórios: A
Carol foi muito bem nas primeiras provas e percebemos o crescimento pessoal
dela. Nós todos (Eu, Márcio e Henrique ) contribuímos cada um de alguma forma
para este estudo.
Eu ajudo na matemática e Ciências, Márcio dá uma mão na história
e o Henrique na parte de leitura, composição e nos ditados. Tudo isso
fortaleceu muito nossa relação como família e, o mais bonito é ver a relação
deles como irmãos.
Irmãos juntos, se ajudando, criando laços fortes. Isso não tem preço. |
Parabéns acredito muito em realizar os sonhos, bons ventos
ResponderExcluirObrigado!! Abraços da trip do Biguá
ExcluirMuito bacana mesmo!!! Daqui mais uns 2 anos vamos partir para uma vida a bordo. E a questão do estudo da filha, agora com 11 anos, é algo importante a ser considerado. Grato por esta postagem e pelas informações. De toda maneira, penso: numa avaliação de perdas e ganhos entre a viagem/experiência de vida e a maneira alternativa da formação, o saldo deve ser muito positivo. Bons ventos!
ResponderExcluirOi Roberto! Que bacana!! Tua filha vai estar com a mesma idade que a Carol tem agora. Certamente só tem ganhos!! Grande abraço!!
ExcluirOlá. Saudações!!!
ExcluirComeçamos os contatos com a Calvert, mas estamos ainda bem perdidos. Não nos ficou claro em que curso devemos colocar nossa Júlia para ela ter um certificado válido e aceito em qualquer universidade depois.
Não temos tanta pressa ainda, afinal ela vai terminar a 9 série em 2021 e só aí partiremos. Mas gostamos de antecipar as coisas para evitar surpresas desagradáveis.
Se puderem nos orientar qual o curso específico que vai equivaler ao nosso segundo grau, ficaremos gratos. Embora a Júlia pense em Universidade na Europa depois.
Bons ventos pro Biguá!