Pular para o conteúdo principal

ROMA é AMOR ao contrário?

Chegar a Roma velejando.
Acho que nunca teria imaginado que um dia isso aconteceria.

A nossa viagem foi planejada seguindo algumas "exigências" da tripulação: Eu, Alessandra, odeio frio, então queria que fôssemos para lugares nas épocas mais quentes (tá certo que começamos a viagem no maior frio da Europa dos últimos tempos, mas isso estava fora do nosso controle)

As crianças queriam que a viagem tivesse um enfoque cultural, por isso optamos por começar pela Europa.
Mas eles queriam mais: queriam conhecer Roma!
E realmente tínhamos planejado ir até lá. Mas sabe como é  viagem de veleiro...
A gente fica um pouco mais em um lugar, atrasa uma saída por causa da previsão do tempo... e nos vimos meio apertados de tempo para ir até Roma.
Pensamos em não ir. Muita gente começou a nos falar horrores sobre o mediterrâneo no outono/inverno.
Mas a gente tinha prometido, né?

Chegamos a Roma no dia 20 de agosto de manhã.

A marina  escolhida foi a Porto Turistico di Roma, em Óstia, bem próximo a Roma.
Tem que reservar  a marina! Senão não tem lugar. Reservamos com uns 5 dias de antecedência.

A burocracia na Itália foi nenhuma. Nos pediram os passaportes, os documentos e o seguro do barco . Nenhum pagamento adiantado, nenhuma caução pelo cartão de acesso ao trapiche.
Os passaportes ela nem olhou. Viu que eram Italianos e nem quis pegar.

Para chegar a Roma tínhamos que caminhar até um ponto de ônibus, pegar o bus, um metrô até a estação Termini e de lá fazer uma baldeação até a estação mais próxima de onde queríamos ir.
Isso tudo levava mais de 1h tranquilo. A gente também caminhava muito o dia todo, somando isso com o calor de agosto,  sempre estávamos muito cansados.
Para voltar, tudo de novo.
E ainda tinha todo o trabalho em casa (Barco)

Ficamos apenas 4 dias.
A marina nesta época tem o preço de alta temporada : € 140,00/dia .

Mas ver a carinha de alegria deles compensa !

Fomos às principais atrações: Pantheon, Coliseu, Piazza Navona, Fontana di Trevi, Foro Romano, Capela Sistina, Basílica de São Pedro...

O museu Capitolino foi o que a gente mais curtiu. Um pouco por não ter tanta multidão , outro por não poder filmar e finalmente pelo museu em si, que é lindo!!!
É incrível como fazer as filmagens rouba tempo nos passeios!
Mas elas são necessárias, sem elas não tem vídeos legais.

Coliseu, obrigatório!

Aproveitando a deixa da foto de Yoga no Coliseu, nesses dias só  consegui praticar no primeiro dia. Nos outros foi impossível!
Além do cansaço de bater perna o dia todo, ainda estávamos à procura de uma loja nàutica para comprar uma tampa para o motor do Biguá, que entortou durante a instalação do Water Maker e começou a vazar o líquido de refrigeração do motor.
Com tudo fechado, o jeito foi a gente mesmo ( no caso, o Márcio) dar um jeitinho e consertar.

O legal em uma viagem é que mesmo quando se está cansado ( nesse dia a gente tinha chegado de 24h de velejada desde a Sardenha), a gente mantém o bom humor!

Velejar em família, morar em um veleiro, é algo que eu recomendaria fortemente.
Algumas (muitas) pessoas acham que somos loucos, outras nos acham irresponsáveis, mas isso que está acontecedo na nossa vida só nos une como família e como indivíduos.
Estar com os filhos adolescentes nessa convivência intensa diária, nos faz conhecer melhor cada um deles.
O barco, principalmente nas travessias, estimula a conversa, a leitura. A internet não está sempre disponível. O espaço para livros é limitado, então acabamos compartilhando livros, discutindo impressões, opiniões, posicionamentos.

E ao final desses dias somos pura gratidão a tudo o que vimos e vivemos.
Poder reverenciar obras importantes nas nossas vidas em lugares que são pura história, realmente não tem preço.

Partimos de Roma, mas não da Itália.
Nossa próxima parada , Ponza, é um lugar surpreendente!
E a gente nem nunca tinha ouvido falar de lá. Foi um pouco de pesquisa e muita sorte!!
Mas isso fica para o próximo post.

Dicas para quem quer velejar pela Itália:

Resultado de imagem para italian waters pilot

Este livro tem tudo sobre cada pedacinho da costa da Itália. Desde a história do lugar, curiosidades, abastecimento, marinas, lugares proibidos e permitidos para ancoragem, dicas e mais dicas. Encontra em lojas náuticas a € 54,90

Marina Porto Turistico Di Roma: +39 06 5618 8236

Postagens mais visitadas deste blog

CARTAGENA - ESPANHA - VIVENDO A HISTÓRIA

Chegamos a Cartagena depois de 27h no mar. Sair das Ilhas Baleares foi doloroso, ficou aquela impressão de que tínhamos tanta coisa para conhecer misturada com a certeza de que tão cedo não teríamos aquela vida de praia, sol, mar e biquíni o dia todo. Estamos no outono Europeu, as Ilhas Baleares não são mais aquelas   ilhas com mar transparente e tranquilo, e temos que seguir adiante, pois, apesar de termos esta aparente liberdade, somos sujeitos ao clima, às estações do ano, às correntes marítimas e temos um cronograma a seguir. Nosso próximo destino: Cartagena. Não sabíamos muito o que esperar, sabíamos o que tínhamos lido no nosso livro da Imray e o que tinha nos contado um amigo velejador que havia estado por lá. Chegamos na marina “Real Clube Regatas de Cartagena” às 9:30 local, e nos foi indicada uma ótima vaga em um trapiche de concreto atrás de um palco se shows (!?) A gente não sabia se isso seria algo bom ou ruim, hehehe A marina é totalmente aberta, e fica

TRAVESSIA DO OCEANO ATLÂNTICO

Autor:Alessandra  No dia 25 de novembro de 2018, partimos de Las Palmas, em Gran Canaria em direção a Santa Lúcia, no Caribe. Uma navegada de 2.800 NM, a maior distância que percorremos sem paradas, até agora. Foram 20 dias no meio do mar, apenas nós 4: Márcio(48), Alessandra(46), Henrique(18) e Carolina(14). Um verdadeiro teste para  nossas habilidades como navegadores  e para nosso relacionamento como família. Nossa rotina diária consistia em revisar todos os cabos e estaiamento buscando por desgastes anormais,    manter um controle sobre a navegação e regulagem das velas , observar a quantidade de água consumida e produzir água sempre que necessário.  R evisar o estoque de frutas e legumes,  preparar as refeições,  ler, estudar (Carolina), praticar yoga (Ale) assistir algum filme que tínhamos baixado na Netflix, descansar o máximo possível durante o dia e fazer os turnos durante a noite. Já nos primeiros dias nos surpreendemos em como entramos rápido

COMO É A VIDA À BORDO QUANDO ESTAMOS EM UMA MARINA

Muitas pessoas perguntam sobre o que muda na vida a bordo quando estamos em uma marina. Porque há algumas diferenças na nossa rotina quando estamos na âncora ou velejando e quando estamos na Marina. Para quem não conhece , aqui vão algumas curiosidades sobre a vida a bordo que podem ser bastante surpreendentes: ÁGUA Quando navegamos usando o motor, aproveitamos para produzir água. Quando nós temos bastante vento e não ligamos o motor, precisamos ligar o gerador para produzir água. E quando estamos em uma marina, temos 2 formas de obter água. Uma é enchendo os tanques com uma mangueira (daquelas que se usa para regar plantas). A outra maneira é conectar  a mangueira do trapiche no barco e usar a água  sem que ela passe pelos tanques. Nem todos os barcos têm esse sistema.  Como a água é um bem escasso nas navegadas e ancoragens, aproveitamos a estada na marina para lavar o barco usando água doce. BANHEIROS Temos 3 banheiros no Biguá.