Pular para o conteúdo principal

CARTAGENA - ESPANHA - VIVENDO A HISTÓRIA


Chegamos a Cartagena depois de 27h no mar. Sair das Ilhas Baleares foi doloroso, ficou aquela impressão de que tínhamos tanta coisa para conhecer misturada com a certeza de que tão cedo não teríamos aquela vida de praia, sol, mar e biquíni o dia todo.
Estamos no outono Europeu, as Ilhas Baleares não são mais aquelas  ilhas com mar transparente e tranquilo, e temos que seguir adiante, pois, apesar de termos esta aparente liberdade, somos sujeitos ao clima, às estações do ano, às correntes marítimas e temos um cronograma a seguir.
Nosso próximo destino: Cartagena.
Não sabíamos muito o que esperar, sabíamos o que tínhamos lido no nosso livro da Imray e o que tinha nos contado um amigo velejador que havia estado por lá.

Chegamos na marina “Real Clube Regatas de Cartagena” às 9:30 local, e nos foi indicada uma ótima vaga em um trapiche de concreto atrás de um palco se shows (!?) A gente não sabia se isso seria algo bom ou ruim, hehehe
A marina é totalmente aberta, e fica bem no centro da cidade, ao lado de um porto onde chegam quase que diariamente navios de cruzeiros trazendo um bocado de turistas. Nossa vaga era exatamente na calçada. Nem precisa dizer que viramos atração. Estávamos de volta à vitrine!!
Pensamos em ficar uns 3 dias, mas ao longo do tempo nossos planos foram mudando e acabamos ficando quase uma semana.


Aproveitamos as facilidades para abastecer bem o Biguá, já pensando lá na frente, na nossa travessia do Atlântico.
A cidade vale demais uma visita com calma. Toda construída com mármore e granito ( incluindo o calçamento das ruas) na época em que os Romanos dominaram o lugar.
Muitas estátuas, prédios grandiosos, museus, um teatro Romano reconstituído.
 

O museu de Arqueologia Sub aquático é imperdível: moderno, todo interativo. 3,00 por adulto, crianças abaixo de 18 anos não pagam.

O teatro Romano foi recuperado preservando todas as fases, desde o piso   anterior a construção do teatro, até a Igreja que foi construída sobre o teatro séculos depois. Caminhar pelos túneis é fazer uma viagem através dos anos em poucos minutos.

Além da parte histórica, há uma grande quantidade de lojas de perfumes e cosméticos, que tem preços atrativos (são enormes e ficam lotadas cada vez que chega um barco de cruzeiro), eu e a Carol aproveitamos e fizemos um estoque de máscaras faciais e produtos de beleza para não precisar comprar nada até o final da temporada no Caribe!
Outra coisa que aproveitamos foi a enorme oferta de produtos orgânicos e BIO. Tem várias lojas, mas uma em especial, que fica em uma das ruas principais, é um verdadeiro supermercado de orgânicos. O maior que vimos em toda a Europa.

Isso tudo, por si só, já valeria a visita. Mas tinha mais!

Tivemos a sorte de chegar na semana em que ocorre uma grande comemoração, uma festa chamada “Romanos e Carthagineses”. Nessa festa, se revive todos os acontecimentos que antecederam a grande batalha de Qart Hadast, onde o povo de Cartago foi dominado pelos Romanos, recebendo o nome de Cartago Nova. A história é revivida de uma forma muito real, com toda a população envolvida o dia todo. As pessoas se dividem entre Romanos e Carthagineses, se vestem com as roupas da época, representam, dançam, comem as comidas daqueles tempos. São 10 dias de festa e história vivida na pele por crianças, jovens, idosos.
E, para nós, expectadores, que acompanhamos os acontecimentos, foi algo emocionante e inesquecível.
 

Foram tantos acontecimentos que é impossível descrever em um post. Por isso fizemos um pequeno filme para ilustrar o que ocorre nesses 10 dias de comemoração em Cartagena.

Caso queira ver um pouco mais sobre a cidade, o vídeo de Cartagena é esse aqui:

Certamente  um lugar para se conhecer quando passar pela Espanha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRAVESSIA DO OCEANO ATLÂNTICO

  Autor:Alessandra  No dia 25 de novembro de 2018, partimos de Las Palmas, em Gran Canaria em direção a Santa Lúcia, no Caribe. Uma navegada de 2.800 NM, a maior distância que percorremos sem paradas, até agora. Foram 20 dias no meio do mar, apenas nós 4: Márcio(48), Alessandra(46), Henrique(18) e Carolina(14). Um verdadeiro teste para  nossas habilidades como navegadores  e para nosso relacionamento como família. Nossa rotina diária consistia em revisar todos os cabos e estaiamento buscando por desgastes anormais,    manter um controle sobre a navegação e regulagem das velas , observar a quantidade de água consumida e produzir água sempre que necessário.  R evisar o estoque de frutas e legumes,  preparar as refeições,  ler, estudar (Carolina), praticar yoga (Ale) assistir algum filme que tínhamos baixado na Netflix, descansar o máximo possível durante o dia e fazer os turnos durante a noite. Já nos primeiros dias nos surpreendemos em como entramos rápido

COMO É A VIDA À BORDO QUANDO ESTAMOS EM UMA MARINA

Muitas pessoas perguntam sobre o que muda na vida a bordo quando estamos em uma marina. Porque há algumas diferenças na nossa rotina quando estamos na âncora ou velejando e quando estamos na Marina. Para quem não conhece , aqui vão algumas curiosidades sobre a vida a bordo que podem ser bastante surpreendentes: ÁGUA Quando navegamos usando o motor, aproveitamos para produzir água. Quando nós temos bastante vento e não ligamos o motor, precisamos ligar o gerador para produzir água. E quando estamos em uma marina, temos 2 formas de obter água. Uma é enchendo os tanques com uma mangueira (daquelas que se usa para regar plantas). A outra maneira é conectar  a mangueira do trapiche no barco e usar a água  sem que ela passe pelos tanques. Nem todos os barcos têm esse sistema.  Como a água é um bem escasso nas navegadas e ancoragens, aproveitamos a estada na marina para lavar o barco usando água doce. BANHEIROS Temos 3 banheiros no Biguá.