Pular para o conteúdo principal

GIBRALTAR

Chegamos em Gibraltar no dia 30 de outubro.
Nossa intenção era ficar uns 4 dias, tempo suficiente para conhecer a cidade, abastecer o barco com combustível (que aqui é muito barato) e comprar alguma comida fresca antes de partir para nossa maior travessia até então: Ilhas Canarias.
Mas acabamos ficando 12 dias!!!!!
Nos primeiros dois dias ficamos ancorados na baía em La Linea de La Concepcion, no lado Espanhol.
Essa ancoragem é meio tensa, com muitos navios e bastante movimento. É um bom lugar para descansar, mas não tem como descer do barco, pois não há nenhum lugar para deixar o dingue.
Dá para ficar uns 2 dias tranquilamente, depois disso a policia pede para se retirar. No segundo dia começamos a ligar para as marinas em Gibraltar, e nenhuma das duas tinha lugar para nós. Conseguimos lugar na marina no lado Espanhol, que é ótima! O único inconveniente seria ter que passar a fronteira para conhecer Gibraltar.
A marina “Alcaidesa”, nos recebeu muito bem e é muito bem localizada. Além disso as instalações são excelentes!!
É uma marina que recebe barcos de todos os lugares e, nesta época, a maioria está saindo do Estreito de Gibraltar e uma boa parte indo para as Ilhas Canarias, como nós.
Vários barcos já estavam com a bandeira da ARC.
No total, éramos 8 barcos querendo sair para as Canarias. Alguns estavam inscritos na ARC+, que pára em Cabo Verde e tem a largada antes de nós. Outros iriam passar pelo Marrocos antes de seguir para as Canarias, havia barcos fazendo a ARC World. Muitos estavam fazendo a travessia pela quarta, quinta vez, muitos já estavam vivendo há anos no mar.
Conhecer estas pessoas fez a gente sentir que o que estamos fazendo é algo bastante normal para muita gente, por outro lado, estar junto com essas pessoas nos fez sentir como eles: pessoas que navegam pelo mundo, que atravessam oceanos!
Dá para acreditar? Será que um dia isso vai ser “normal” para nós?
De qualquer maneira, estávamos todos aguardando a meteorologia para sair. Estávamos todos na mesma. O tempo não estava ajudando. Uma tempestade se aproximava e tivemos ventos de até 30Kt dentro da marina que é super abrigada!
Olha  aí no vídeo como foi nossa chegada a Gibraltar:
CHEGADA A GIBRALTAR
Depois , quando o tempo ficou mais amigável, a previsão era não ter vento nenhum...
Aproveitamos os dias a mais para passear por Gibraltar. Conhecemos o Jardim Botânico,
os famosos macacos, subimos a Pedra com o Cable Car, (que é  um teleférico bem simplesinho, que leva 5 min para subir e custa caro pra caramba).

Conhecemos um Inglês, casado com uma Gaúcha que ama o Brasil e adora chimarrão, tomamos Cerveja Guiness em um típico Pub Inglês, atravessamos a pista do Aeroporto a pé.
Muita gente nos falou que a subida à pedra era íngreme, que levava umas 3h para chegar lá em cima. Isso fez com que a gente optasse pelo teleférico.
Nós descemos a pé, e a descida é tranquila, não é muito íngreme e fizemos em uns 40 min no máximo. Acreditamos que subir seja tranquilo também.
Só não espere paisagens lindas. É só um caminho normal, nada atrativo.

Lá em cima, porém, é muito bonito. A vista é incrível e podemos ver a África, a Espanha e Gibraltar.

Além disso há a bateria de Canhões, a ponte pênsil e os macacos que são uma atração à parte. Apesar de engraçados e travessos, eles podem ser violentos, então a orientação é não se aproximar.

Nos contaram várias histórias de macacos atacando e mordendo pessoas. Na dúvida a gente só observou...de longe.
Também aproveitamos a longa estadia e alugamos um carro. Subimos a serra Espanhola e conhecemos os Pueblos Blancos. Mas isso já é assunto para o próximo post.
Se quiser ver como foi nossa passagem por Gibraltar, nosso vídeo é esse aqui:
GIBRALTAR - SUBIMOS A PEDRA!

1. Olá, eu e meu marido estamos planejando soltar as amarras este ano para fazer uma travessia e estamos lendo tudo que podemos e vendo muitos vídeos. Acabamos de assistir no YouTube os vídeos do biguá quando vcs participaram da ARC e achamos a estrutura de apoio muito profissional então ficamos curiosos quanto ao valor que eles cobram dos participantes.
    Pesquisamos no site deles mas não achamos essa informação.
    Poderiam informar quanto pagaram? Se tiverem dicas interessantes quanto à participação ficaremos grato. (e imaginamos que têm centenas rs rs, mas umas 3 já está ótimo rs rs)

Postagens mais visitadas deste blog

CARTAGENA - ESPANHA - VIVENDO A HISTÓRIA

Chegamos a Cartagena depois de 27h no mar. Sair das Ilhas Baleares foi doloroso, ficou aquela impressão de que tínhamos tanta coisa para conhecer misturada com a certeza de que tão cedo não teríamos aquela vida de praia, sol, mar e biquíni o dia todo. Estamos no outono Europeu, as Ilhas Baleares não são mais aquelas   ilhas com mar transparente e tranquilo, e temos que seguir adiante, pois, apesar de termos esta aparente liberdade, somos sujeitos ao clima, às estações do ano, às correntes marítimas e temos um cronograma a seguir. Nosso próximo destino: Cartagena. Não sabíamos muito o que esperar, sabíamos o que tínhamos lido no nosso livro da Imray e o que tinha nos contado um amigo velejador que havia estado por lá. Chegamos na marina “Real Clube Regatas de Cartagena” às 9:30 local, e nos foi indicada uma ótima vaga em um trapiche de concreto atrás de um palco se shows (!?) A gente não sabia se isso seria algo bom ou ruim, hehehe A marina é totalmente aberta, e fica

TRAVESSIA DO OCEANO ATLÂNTICO

Autor:Alessandra  No dia 25 de novembro de 2018, partimos de Las Palmas, em Gran Canaria em direção a Santa Lúcia, no Caribe. Uma navegada de 2.800 NM, a maior distância que percorremos sem paradas, até agora. Foram 20 dias no meio do mar, apenas nós 4: Márcio(48), Alessandra(46), Henrique(18) e Carolina(14). Um verdadeiro teste para  nossas habilidades como navegadores  e para nosso relacionamento como família. Nossa rotina diária consistia em revisar todos os cabos e estaiamento buscando por desgastes anormais,    manter um controle sobre a navegação e regulagem das velas , observar a quantidade de água consumida e produzir água sempre que necessário.  R evisar o estoque de frutas e legumes,  preparar as refeições,  ler, estudar (Carolina), praticar yoga (Ale) assistir algum filme que tínhamos baixado na Netflix, descansar o máximo possível durante o dia e fazer os turnos durante a noite. Já nos primeiros dias nos surpreendemos em como entramos rápido

COMO É A VIDA À BORDO QUANDO ESTAMOS EM UMA MARINA

Muitas pessoas perguntam sobre o que muda na vida a bordo quando estamos em uma marina. Porque há algumas diferenças na nossa rotina quando estamos na âncora ou velejando e quando estamos na Marina. Para quem não conhece , aqui vão algumas curiosidades sobre a vida a bordo que podem ser bastante surpreendentes: ÁGUA Quando navegamos usando o motor, aproveitamos para produzir água. Quando nós temos bastante vento e não ligamos o motor, precisamos ligar o gerador para produzir água. E quando estamos em uma marina, temos 2 formas de obter água. Uma é enchendo os tanques com uma mangueira (daquelas que se usa para regar plantas). A outra maneira é conectar  a mangueira do trapiche no barco e usar a água  sem que ela passe pelos tanques. Nem todos os barcos têm esse sistema.  Como a água é um bem escasso nas navegadas e ancoragens, aproveitamos a estada na marina para lavar o barco usando água doce. BANHEIROS Temos 3 banheiros no Biguá.