Pular para o conteúdo principal

DIÁRIO DE BORDO DO BIGUÁ: AUXÍLIO AO BARCO SEM MASTRO E O ENCONTRO COM A BALEIA

Autor: Márcio

Logo pela manhã recebemos um chamado da ARC avisando que um veleiro estava em emergência. Tinham perdido o mastro, estavam com problemas no leme e não tinham combustível suficiente para seguir no motor até Santa Lúcia.

Nós também estamos consumindo muito mais combustível do que o previsto.
Depois da perda do gerador tivemos que passar a carregar as baterias com o motor.
Mesmo assim fizemos as contas e vimos que podíamos fornecer 100 litros a eles. Fizemos meia volta, contra o vento e com ondas de proa e começamos a procurar pelo barco com a última posição que a ARC havia nos fornecido. Tarefa complicada no mar.
Não conseguíamos contato via rádio e o equipamento que fornece a posição deles foi arrancado junto com o mastro.

Depois de várias horas nos aproximamos e conseguimos contato via rádio. A partir daí começamos a atualizar nossas posições constantemente. Mas ainda assim não conseguíamos avistar o barco. Apesar de ser um veleiro de 50 pés estava sem mastro e consequentemente sem velas. Além disso o barco é branco assim com a crista de todas as ondas do mar a nossa volta.
Só conseguimos encontra-los já no final da tarde, quando eles lançaram um foguete luminoso.
Nesse meio tempo um veleiro alemão também já estava vindo para prestar socorro.
Quando chegamos próximos do barco avariado percebi o risco da tarefa de transferir os cinco camburões de diesel.
O mar estava grande, com os veleiros dando várias surfadas de quase dez nós e, ainda por cima, eles estavam com dificuldades no leme.
Começamos a nos aproximar lentamente do costado deles para que eles no jogassem um cabo. Se os barcos se tocassem o estrago seria feio.
Nesse momento aconteceu algo realmente incrível.
Uma baleia enorme, apareceu ao nosso lado, entre os barcos, nadando na superfície. Quase podíamos toca-lá.
Ela ficou todo o tempo que durou a manobra nadando em torno do Biguá.
Foi uma visão impressionante e um momento mágico. Parecia que ela estava tomando conta de nós.
Depois de várias tentativas conseguimos pegar o cabo que eles nos jogaram, amarramos a dois camburões, colocamos o cabo na água e posicionei o Biguá na proa do barco deles para que eles pegassem o cabo que estava flutuando. Um pouco complicado porque quando eu acelerava o cabo se afastava e quando eu reduzia eles quase entravam no nosso cockpit.
Entre várias tentativas e erros conseguimos transferir os cinco camburões de que eles tanto precisavam.
Quando a manobra terminou e começamos a nos afastar nossa amiga cetácea mergulhou e desapareceu no azul escuro do mar abissal.
No convés do Garuda, o barco desmastreado, a tripulação inteira composta por quatro ou cinco lobos do mar, nos acenava e agradecia emocionada.
E nós com a sensação de que algo muito especial tinha acontecido e que tínhamos cumprido com nosso dever.
Um dia para ficar na memória de todos nós até o fim da vida.

Tripulação do "Biguá" e tripulantes do "Garuda" em Santa Lúcia

Postagens mais visitadas deste blog

CARTAGENA - ESPANHA - VIVENDO A HISTÓRIA

Chegamos a Cartagena depois de 27h no mar. Sair das Ilhas Baleares foi doloroso, ficou aquela impressão de que tínhamos tanta coisa para conhecer misturada com a certeza de que tão cedo não teríamos aquela vida de praia, sol, mar e biquíni o dia todo. Estamos no outono Europeu, as Ilhas Baleares não são mais aquelas   ilhas com mar transparente e tranquilo, e temos que seguir adiante, pois, apesar de termos esta aparente liberdade, somos sujeitos ao clima, às estações do ano, às correntes marítimas e temos um cronograma a seguir. Nosso próximo destino: Cartagena. Não sabíamos muito o que esperar, sabíamos o que tínhamos lido no nosso livro da Imray e o que tinha nos contado um amigo velejador que havia estado por lá. Chegamos na marina “Real Clube Regatas de Cartagena” às 9:30 local, e nos foi indicada uma ótima vaga em um trapiche de concreto atrás de um palco se shows (!?) A gente não sabia se isso seria algo bom ou ruim, hehehe A marina é totalmente aberta, e fica

TRAVESSIA DO OCEANO ATLÂNTICO

Autor:Alessandra  No dia 25 de novembro de 2018, partimos de Las Palmas, em Gran Canaria em direção a Santa Lúcia, no Caribe. Uma navegada de 2.800 NM, a maior distância que percorremos sem paradas, até agora. Foram 20 dias no meio do mar, apenas nós 4: Márcio(48), Alessandra(46), Henrique(18) e Carolina(14). Um verdadeiro teste para  nossas habilidades como navegadores  e para nosso relacionamento como família. Nossa rotina diária consistia em revisar todos os cabos e estaiamento buscando por desgastes anormais,    manter um controle sobre a navegação e regulagem das velas , observar a quantidade de água consumida e produzir água sempre que necessário.  R evisar o estoque de frutas e legumes,  preparar as refeições,  ler, estudar (Carolina), praticar yoga (Ale) assistir algum filme que tínhamos baixado na Netflix, descansar o máximo possível durante o dia e fazer os turnos durante a noite. Já nos primeiros dias nos surpreendemos em como entramos rápido

COMO É A VIDA À BORDO QUANDO ESTAMOS EM UMA MARINA

Muitas pessoas perguntam sobre o que muda na vida a bordo quando estamos em uma marina. Porque há algumas diferenças na nossa rotina quando estamos na âncora ou velejando e quando estamos na Marina. Para quem não conhece , aqui vão algumas curiosidades sobre a vida a bordo que podem ser bastante surpreendentes: ÁGUA Quando navegamos usando o motor, aproveitamos para produzir água. Quando nós temos bastante vento e não ligamos o motor, precisamos ligar o gerador para produzir água. E quando estamos em uma marina, temos 2 formas de obter água. Uma é enchendo os tanques com uma mangueira (daquelas que se usa para regar plantas). A outra maneira é conectar  a mangueira do trapiche no barco e usar a água  sem que ela passe pelos tanques. Nem todos os barcos têm esse sistema.  Como a água é um bem escasso nas navegadas e ancoragens, aproveitamos a estada na marina para lavar o barco usando água doce. BANHEIROS Temos 3 banheiros no Biguá.