ROUPA SUJA NÃO SE LAVA EM CASA (Isso mesmo, este é um post falando sobre roupa suja, no sentido literal)
Autor: Márcio
A questão da lavanderia é mais uma dessas em que a vida real difere muito do que se imagina ou se vê nas revistas náuticas.
O simples ato de lavar roupas quando se vive em um barco envolve uma complexa operação de logística e estratégia.
E bem pouco glamour.
Na nossa vida em terra aconteciam coisas estranhas: sempre que eu tomava banho e deixava as roupas sujas no banheiro, passavam-se alguns dias e essa mesma roupa aparecia misteriosamente limpa e dobrada dentro do meu armário.
Nunca questionei esse interessante fenômeno mas, por algum motivo, tal fenômeno não acontece mais aqui no Biguá.
Já fiz várias experiências, todas sem sucesso.
As roupas sujas continuam se acumulando em uma sacola e nunca reaparecem limpas no armário. Isso gera uma grande necessidade de irmos a uma lavanderia.
Alguns barcos hoje em dia até possuem lavadoras de roupa a bordo.
O problema é que essas máquinas são grandes consumidoras de água doce e energia, duas coisas valiosas em um veleiro. Além disso, ocupam muito espaço, outro item raro mesmo em um catamarã. Por isso, aqui no Biguá, optamos por não ter lavadora de roupas.
Várias marinas possuem lavanderias.
O problema é que quase não ficamos em marinas. Daí temos que usar as lavanderias da cidade onde estamos ancorados e essas nem sempre são tão fáceis de encontrar e geralmente são caras.
Estamos muito belos e faceiros levando nossa vidinha a bordo quando, num belo dia, o inesperado acontece: acabaram as cuecas limpas! É chegada a hora de enfrentar o desafio.
Isso geralmente envolve longas caminhadas
carregando sacolas e as longas esperas dentro das lavanderias, onde as máquinas são disputadas quase que a tapa.
Sem falar nas vezes em que as lavadoras engoliram nosso dinheiro sem começar a funcionar ou quando estamos tirando a roupa já lavada e descobrimos uma peça de roupa que não é nossa lá no meio.
Um dia desses, quando já estávamos indo embora, chegou um senhor com várias camas de cachorro e colocou todas elas dentro da máquina. Tem coisas que é melhor nem ver...
Lavar roupas pode ser algo realmente chato, muitas vezes percorremos longas distâncias, molhamos as roupas limpas com água salgada no caminho de volta, temos que implorar troco em moedas para usar nas máquinas.
Mas isso faz parte dessa vida que escolhemos.
Uma vida mais conectada com essas pequenas coisas que passam tão despercebidas para quem vive em uma casa, em uma cidade.
Já tivemos grandes papos dentro de lavanderias, já encontramos livros legais para ler, já fizemos grandes amigos, acredite!!
E o prazer de dormir em lençois limpos, o cheiro da roupa limpa pelo barco, participarmos todos em família dessa simples tarefa, é algo que realmente vale a pena.
Comentários
Postar um comentário