Pular para o conteúdo principal

ROUPA SUJA NÃO SE LAVA EM CASA (Isso mesmo, este é um post falando sobre roupa suja, no sentido literal)

Autor: Márcio
A questão da lavanderia é mais uma dessas em que a vida real difere muito do que se imagina ou se vê nas revistas náuticas.
O simples ato de lavar roupas quando se vive em um barco envolve uma complexa operação de logística e estratégia.
E bem pouco glamour.
Na nossa vida em terra aconteciam coisas estranhas: sempre que eu tomava banho e deixava as roupas sujas no banheiro, passavam-se alguns dias e essa mesma roupa aparecia misteriosamente limpa e dobrada dentro do meu armário.
Nunca questionei esse interessante fenômeno mas, por algum motivo, tal fenômeno não acontece mais aqui no Biguá.
Já fiz várias experiências, todas sem sucesso.
As roupas sujas continuam se acumulando em uma sacola e nunca reaparecem limpas no armário. Isso gera uma grande necessidade de irmos a uma lavanderia.
Alguns barcos hoje em dia até possuem lavadoras de roupa a bordo.
O problema é que essas máquinas são grandes consumidoras de água doce e energia, duas coisas valiosas em um veleiro. Além disso, ocupam muito espaço, outro item raro mesmo em um catamarã. Por isso, aqui no Biguá, optamos por não ter lavadora de roupas.
Várias marinas possuem lavanderias.
O problema é que quase não ficamos em marinas. Daí temos que usar as lavanderias da cidade onde estamos ancorados e essas nem sempre são tão fáceis de encontrar e geralmente são caras.
Estamos muito belos e faceiros levando nossa vidinha a bordo quando, num belo dia, o inesperado acontece: acabaram as cuecas limpas! É chegada a hora de enfrentar o desafio.
Isso geralmente envolve longas caminhadas
carregando sacolas e as longas esperas dentro das lavanderias, onde as máquinas são disputadas quase que a tapa.
Sem falar nas vezes em que as lavadoras engoliram nosso dinheiro sem começar a funcionar ou quando estamos tirando a roupa já lavada e descobrimos uma peça de roupa que não é nossa lá no meio.
Um dia desses, quando já estávamos indo embora, chegou um senhor com várias camas de cachorro e colocou todas elas dentro da máquina. Tem coisas que é melhor nem ver...
Lavar roupas pode ser algo realmente chato, muitas vezes percorremos longas distâncias, molhamos as roupas limpas com água salgada no caminho de volta, temos que implorar troco em moedas para usar nas máquinas.
Mas isso faz parte dessa vida que escolhemos.
Uma vida mais conectada com essas pequenas coisas que passam tão despercebidas para quem vive em uma casa, em uma cidade.
Já tivemos grandes papos dentro de lavanderias, já encontramos livros legais para ler, já fizemos grandes amigos, acredite!!
E o prazer de dormir em lençois limpos, o cheiro da roupa limpa pelo barco, participarmos todos em família dessa simples tarefa, é algo que realmente vale a pena.

Postagens mais visitadas deste blog

CARTAGENA - ESPANHA - VIVENDO A HISTÓRIA

Chegamos a Cartagena depois de 27h no mar. Sair das Ilhas Baleares foi doloroso, ficou aquela impressão de que tínhamos tanta coisa para conhecer misturada com a certeza de que tão cedo não teríamos aquela vida de praia, sol, mar e biquíni o dia todo. Estamos no outono Europeu, as Ilhas Baleares não são mais aquelas   ilhas com mar transparente e tranquilo, e temos que seguir adiante, pois, apesar de termos esta aparente liberdade, somos sujeitos ao clima, às estações do ano, às correntes marítimas e temos um cronograma a seguir. Nosso próximo destino: Cartagena. Não sabíamos muito o que esperar, sabíamos o que tínhamos lido no nosso livro da Imray e o que tinha nos contado um amigo velejador que havia estado por lá. Chegamos na marina “Real Clube Regatas de Cartagena” às 9:30 local, e nos foi indicada uma ótima vaga em um trapiche de concreto atrás de um palco se shows (!?) A gente não sabia se isso seria algo bom ou ruim, hehehe A marina é totalmente aberta, e fica

TRAVESSIA DO OCEANO ATLÂNTICO

Autor:Alessandra  No dia 25 de novembro de 2018, partimos de Las Palmas, em Gran Canaria em direção a Santa Lúcia, no Caribe. Uma navegada de 2.800 NM, a maior distância que percorremos sem paradas, até agora. Foram 20 dias no meio do mar, apenas nós 4: Márcio(48), Alessandra(46), Henrique(18) e Carolina(14). Um verdadeiro teste para  nossas habilidades como navegadores  e para nosso relacionamento como família. Nossa rotina diária consistia em revisar todos os cabos e estaiamento buscando por desgastes anormais,    manter um controle sobre a navegação e regulagem das velas , observar a quantidade de água consumida e produzir água sempre que necessário.  R evisar o estoque de frutas e legumes,  preparar as refeições,  ler, estudar (Carolina), praticar yoga (Ale) assistir algum filme que tínhamos baixado na Netflix, descansar o máximo possível durante o dia e fazer os turnos durante a noite. Já nos primeiros dias nos surpreendemos em como entramos rápido

COMO É A VIDA À BORDO QUANDO ESTAMOS EM UMA MARINA

Muitas pessoas perguntam sobre o que muda na vida a bordo quando estamos em uma marina. Porque há algumas diferenças na nossa rotina quando estamos na âncora ou velejando e quando estamos na Marina. Para quem não conhece , aqui vão algumas curiosidades sobre a vida a bordo que podem ser bastante surpreendentes: ÁGUA Quando navegamos usando o motor, aproveitamos para produzir água. Quando nós temos bastante vento e não ligamos o motor, precisamos ligar o gerador para produzir água. E quando estamos em uma marina, temos 2 formas de obter água. Uma é enchendo os tanques com uma mangueira (daquelas que se usa para regar plantas). A outra maneira é conectar  a mangueira do trapiche no barco e usar a água  sem que ela passe pelos tanques. Nem todos os barcos têm esse sistema.  Como a água é um bem escasso nas navegadas e ancoragens, aproveitamos a estada na marina para lavar o barco usando água doce. BANHEIROS Temos 3 banheiros no Biguá.