Pular para o conteúdo principal

ANTÍGUA E BARBUDA

Deixamos Guadeloupe, nossa próxima parada : Antígua e Barbuda.
Quando decidimos vir para o Caribe, sabíamos onde iríamos começar: Santa Lúcia. Mas a gente não sabia qual seria o próximo destino. Não sabíamos nem se iríamos subir, em direção às Ilhas Virgens Britânicas ou se iríamos descer para Aruba, Bonaire e Curaçao.
Em Santa Lúcia decidimos rumar para o sul junto com amigos queridos do veleiro Ananta, para passar as festas de Natal e Ano Novo
. Conhecemos as Grenadines e subimos para Martinica para resolver o problema do nosso gerador.
Tudo isso já está contado nos posts antigos do blog.
Mas relembrei tudo isso para explicar como fomos decidindo rumar cada vez mais para o norte: Seguindo as dicas dos amigos que conhecíamos pelo caminho.
E em Guadeloupe só falavam maravilhas de Antígua e principalmente, Barbuda!
Estávamos loucos para conhecer.
 Diziam que Barbuda era Intocada. E era isso que a gente buscava. Um lugar selvagem, sem churrascos de lagosta ou poitas.
Márcio e Henrique em Barbuda
Chegamos em Antígua após as 17h, fomos até a oficina, que estava encerrando o expediente e nos pediram para voltar na manhã seguinte.
Nós ancoramos em uma baía chamada Jolly Harbour. Uma baía bem grande, com muitos barcos . Logo após esta baía está a marina de Jolly harbour e um grande condomínio de casas luxuosas, com diversos canais e vagas para os barcos na frente das casas.
A marina possui uma ótima infraestrutura, mas não é necessário entrar na marina para usufruir das comodidades. Há uma grande dinghy dock, com café, internet, lojinha, bem pertinho tem farmácia e supermercados.
A língua oficial é o inglês, o supermercado é estilo americano, com todo o junk food que se pode imaginar. Há oferta de frutas e verduras, mas é bem caro. Tem que escolher bem.
No dia seguinte demos entrada.
O procedimento levou cerca de 1h. Entregamos papéis do barco na primeira porta. Fizemos um cadastro e uma senha no computador.
Na segunda portinha entregamos os passaportes.
Na terceira portinha fizemos o pagamento das taxas. em torno de U$ 40,00.
Voltamos para pegar os passaportes carimbados e a papelada. Só isso. Tudo bem prático, fácil e com o bote parado no trapiche em frente.
Encontramos alguns amigos de outros barcos, que estavam por aqui:
Alessandra e Geri, do SV InTunes
Na baía ao lado  'Five Island' , pode-se ir com o dingue e aproveitar as praias desertas. É um lugar lindo!

Yoga na nossa praia privada
Praticamente ninguém, com águas transparentes e mornas, Five Island é um paraíso onde só se chega de barco ou pelos caminhos que levam a algum dos Luxuosos Resorts que se escondem no meio da natureza.
Nas vezes em que fomos lá, éramos só nós : Praia particular.
praia particular em Five Island
Nesse vídeo dá para ver bem o lugar:
No dia 15 de fevereiro nos preparamos para conhecer Barbuda.
Tivemos que esperar alguns dias porque o tempo não estava muito bom e não havia ventos favoráveis.
Foram 5 horas e meia de travessia.
A visão na chegada é impressionante. Água azul clara super transparente, maravilhosa! Tipo Caribe, sabe?
Biguá na ancoragem - Barbuda
Wind Surf  em Barbuda - Miguel do Veleiro Faraway

O Biguá
Barbuda foi uma das ilhas mais atingidas pelo furacão Irma em 2017. A ilha foi totalmente destruída.
Nela havia um conjunto de casas na praia que na época era conhecida como praia da princesa Diana. Isso porque ela (Lady Di) costumava passar férias aqui. Hoje as casas estão todas destruídas.
A ilha tinha uma praia bem longa com cerca de 11 milhas de extensão. Atualmente essa praia está dividida em duas, pois o furacão Irma rompeu o braço de areia que ligava os dois lados da praia e separava o mar da lagoa que há atrás da ilha.
A cidade que fica na margem oposta da lagoa também está destruída. Então não há como se abastecer ou fazer procedimentos de Customs em Barbuda.
 Por isso tivemos que voltar a Antígua para sair do país.
Acabamos fazendo 4 videos em Antígua / Barbuda.
Este aqui mostra nossa chegada a Barbuda e nosso encontro com pequenos tubarões na ancoragem:

Barbuda

Destroços do furacão Irma em Barbuda

Caminhada pela praia em Barbuda
Depois de vários dias de descanso, encontro com amigos e muita praia precisávamos voltar para Antígua para nos abastecer e conhecer outros portos . Queríamos ir a English Harbour e Carlisle Bay.
Happy Hour no Biguá com os amigos do SV Faraway e SV Saramia
English Harbour era o estaleiro onde os barcos do Almirante Nelson faziam manutenção. As instalações estão impecáveis, com os prédios bem conservados e um museu contando a história.
Existe uma marina muito bonita, mas bem pequena. A baía é apertada e tem barcos lindos ancorados lá. Nós ancoramos na baía ao lado: Falmouth Harbour. Grande, bem abrigada de ventos, mas com muita ondulação, então o barco mexe bastante. Para ir de Falmouth Harbour até English Harbour é só deixar o dingue na dinghy dock e caminhar 5 minutos. No caminho há um mercadinho bem bom para se abastecer, caso precise.
Fizemos um vídeo aqui também:
English Harbour
Mas nosso lugar preferido em Antígua foi Carlisle Bay.
Uma baía linda, boa para ancorar. En frente a uma praia de areia branquinha boa para caminhar. A praia inteira pertence  a um resort. Tem um trapiche bonito, ótimo para praticar yoga!
Olhando de frente pata a praia, à direita, há um pequeno riacho que desagua no mar. Ao lado do riacho começa uma trilha linda que contorna todo o morro e nos oferece vistas incríveis da baía. Olha o Biguá ali:

A trilha é fácil e muito bonita. A impressao é de estarmos  em um grande jardim.

E além de tudo isso, aqui em Carlisle bay tem lugar para mergulhar, fora da baía há uma enorme barreira de corais ( que está crescendo!) e podemos usar a internet do resort que é ótima e aberta.
Aproveitamos para subir vídeos e a Carol conseguiu fazer várias tarefas da escola também.
Sair de um lugar que a gente gosta sempre é difícil, mas o Caribe é grande e a temporada é relativamente curta. Precisávamos seguir adiante.
Demos a saída das ilhas em Jolly Harbour, aproveitamos para nos abastecer e seguimos para Barbuda para nos despedirmos daquele paraíso.
Ah! Tem video em Carlisle Bay também:

Postagens mais visitadas deste blog

CARTAGENA - ESPANHA - VIVENDO A HISTÓRIA

Chegamos a Cartagena depois de 27h no mar. Sair das Ilhas Baleares foi doloroso, ficou aquela impressão de que tínhamos tanta coisa para conhecer misturada com a certeza de que tão cedo não teríamos aquela vida de praia, sol, mar e biquíni o dia todo. Estamos no outono Europeu, as Ilhas Baleares não são mais aquelas   ilhas com mar transparente e tranquilo, e temos que seguir adiante, pois, apesar de termos esta aparente liberdade, somos sujeitos ao clima, às estações do ano, às correntes marítimas e temos um cronograma a seguir. Nosso próximo destino: Cartagena. Não sabíamos muito o que esperar, sabíamos o que tínhamos lido no nosso livro da Imray e o que tinha nos contado um amigo velejador que havia estado por lá. Chegamos na marina “Real Clube Regatas de Cartagena” às 9:30 local, e nos foi indicada uma ótima vaga em um trapiche de concreto atrás de um palco se shows (!?) A gente não sabia se isso seria algo bom ou ruim, hehehe A marina é totalmente aberta, e fica

TRAVESSIA DO OCEANO ATLÂNTICO

Autor:Alessandra  No dia 25 de novembro de 2018, partimos de Las Palmas, em Gran Canaria em direção a Santa Lúcia, no Caribe. Uma navegada de 2.800 NM, a maior distância que percorremos sem paradas, até agora. Foram 20 dias no meio do mar, apenas nós 4: Márcio(48), Alessandra(46), Henrique(18) e Carolina(14). Um verdadeiro teste para  nossas habilidades como navegadores  e para nosso relacionamento como família. Nossa rotina diária consistia em revisar todos os cabos e estaiamento buscando por desgastes anormais,    manter um controle sobre a navegação e regulagem das velas , observar a quantidade de água consumida e produzir água sempre que necessário.  R evisar o estoque de frutas e legumes,  preparar as refeições,  ler, estudar (Carolina), praticar yoga (Ale) assistir algum filme que tínhamos baixado na Netflix, descansar o máximo possível durante o dia e fazer os turnos durante a noite. Já nos primeiros dias nos surpreendemos em como entramos rápido

COMO É A VIDA À BORDO QUANDO ESTAMOS EM UMA MARINA

Muitas pessoas perguntam sobre o que muda na vida a bordo quando estamos em uma marina. Porque há algumas diferenças na nossa rotina quando estamos na âncora ou velejando e quando estamos na Marina. Para quem não conhece , aqui vão algumas curiosidades sobre a vida a bordo que podem ser bastante surpreendentes: ÁGUA Quando navegamos usando o motor, aproveitamos para produzir água. Quando nós temos bastante vento e não ligamos o motor, precisamos ligar o gerador para produzir água. E quando estamos em uma marina, temos 2 formas de obter água. Uma é enchendo os tanques com uma mangueira (daquelas que se usa para regar plantas). A outra maneira é conectar  a mangueira do trapiche no barco e usar a água  sem que ela passe pelos tanques. Nem todos os barcos têm esse sistema.  Como a água é um bem escasso nas navegadas e ancoragens, aproveitamos a estada na marina para lavar o barco usando água doce. BANHEIROS Temos 3 banheiros no Biguá.