Pular para o conteúdo principal

SAINT MARTIN OU SINT MAARTEN? NA DÚVIDA, FIQUE COM AS DUAS.

Dois países, uma só ilha.
Conta a lenda que colocaram um Francês eu uma ponta da ilha e um Holandês na outra ponta. Os dois começaram a correr em direção ao centro da ilha. No ponto onde se encontraram, está a divisa entre os dois países.  Parece que o corredor Francês era melhor, porque o lado Francês da ilha é maior. Mas isso é só uma história...

Viemos para cá receber nossos amigos queridos André e Grace, que vieram passar uns dias conosco. Resolvemos parar em Saint Martin, o lado Francês da ilha. Mais por causa das facilidades de entrar. Tudo rapidinho, feito por nós mesmos, com uma taxa de U$ 12,00.
Ancoramos em Marigot Bay e, por Deus, como tem barco aqui!! São muitos mesmo! A baía é bem grande e tem espaço para todo mundo.

A água é linda, como toda a água Caribenha, tem arraias e tartarugas nadando entre os barcos. A cidade, logo em frente, nos assustou um pouco: muita destruição causada pelo Irma há dois anos. Parte da cidade ainda está sendo construída. É meio bagunçado.
No lado Francês ( Norte da Ilha), os supermercados são Franceses!! E encontramos vários produtos que gostamos de usar. Também tem muitos produtos Franceses nas farmácias.
A dingy dock é grande e espaçosa e a gente desce no meio de uma espécie de camelódromo.
Esse é um bom lugar para provisionar o barco aqui no Caribe.

Fort S. Louis

Grace e André a bordo!!

No lado Holandês (Sul da Ilha), há muitos restaurantes e uma infraestrutura grande para receber navios de cruzeiro. Lá é zona livre de impostos. Então tem um monte de lojas vendendo de tudo pelas ruas e muitas joalherias. Todas com seguranças na porta e até cães fazendo guarda. É um bom lugar para comprar peças e fazer serviços no barco também. Aproveitamos e costuramos o saco da vela.

A gente pode passar de um lado para o outro pegando transporte público (tipo uma van) ou táxi. Foi assim que chegamos ao aeroporto (que fica do lado Holandês) para buscar nossos amigos.
Tem um vídeo mostrando tudo isso:

VLOG 59 - ST MARTIN E SIN MAARTEN

Outra forma de trocar de lado é atravessar a ponte que divide os países pela água. Em Sint Maarten há uma baía, chamada Simpson Bay Lagoon que parece bem abrigada, mas a quantidade imensa de barcos afundados e destruídos não deixa a gente esquecer que essa é uma zona de furacões bastante ativa. St Martin foi uma das ilhas mais afetadas pelo Irma em 2017!

"Life is too short to sink"

Saímos de Marigot bay e fomos até uma ilha pertinho chamada Ille de Tinte Marre. Um espetáculo de ilha!!! Aqui a gente literalmente nada com as tartarugas (no vídeo aí de cima tem imagens lindas com as tartarugas) e passeia com elas por toda a baía. A praia tem areia branca e se caminhar um pouquinho, atravessamos a ilhota e chegamos ao lado de mar aberto: uma praia de corais mortos e barcos afundados. Lembrancinhas do Irma...

Nossos amigos ficaram só 4 dias. Partiram e poucos dias depois chegou a irmã do Márcio para ficar com a gente por 2 semanas. Estamos pegando o jeito com esse negócio de receber!!

Temos outro vídeo mostrando as belezas dessa ilha única:

Assiste lá e deixa um comentário pra gente!

Postagens mais visitadas deste blog

CARTAGENA - ESPANHA - VIVENDO A HISTÓRIA

Chegamos a Cartagena depois de 27h no mar. Sair das Ilhas Baleares foi doloroso, ficou aquela impressão de que tínhamos tanta coisa para conhecer misturada com a certeza de que tão cedo não teríamos aquela vida de praia, sol, mar e biquíni o dia todo. Estamos no outono Europeu, as Ilhas Baleares não são mais aquelas   ilhas com mar transparente e tranquilo, e temos que seguir adiante, pois, apesar de termos esta aparente liberdade, somos sujeitos ao clima, às estações do ano, às correntes marítimas e temos um cronograma a seguir. Nosso próximo destino: Cartagena. Não sabíamos muito o que esperar, sabíamos o que tínhamos lido no nosso livro da Imray e o que tinha nos contado um amigo velejador que havia estado por lá. Chegamos na marina “Real Clube Regatas de Cartagena” às 9:30 local, e nos foi indicada uma ótima vaga em um trapiche de concreto atrás de um palco se shows (!?) A gente não sabia se isso seria algo bom ou ruim, hehehe A marina é totalmente aberta, e fica

TRAVESSIA DO OCEANO ATLÂNTICO

Autor:Alessandra  No dia 25 de novembro de 2018, partimos de Las Palmas, em Gran Canaria em direção a Santa Lúcia, no Caribe. Uma navegada de 2.800 NM, a maior distância que percorremos sem paradas, até agora. Foram 20 dias no meio do mar, apenas nós 4: Márcio(48), Alessandra(46), Henrique(18) e Carolina(14). Um verdadeiro teste para  nossas habilidades como navegadores  e para nosso relacionamento como família. Nossa rotina diária consistia em revisar todos os cabos e estaiamento buscando por desgastes anormais,    manter um controle sobre a navegação e regulagem das velas , observar a quantidade de água consumida e produzir água sempre que necessário.  R evisar o estoque de frutas e legumes,  preparar as refeições,  ler, estudar (Carolina), praticar yoga (Ale) assistir algum filme que tínhamos baixado na Netflix, descansar o máximo possível durante o dia e fazer os turnos durante a noite. Já nos primeiros dias nos surpreendemos em como entramos rápido

COMO É A VIDA À BORDO QUANDO ESTAMOS EM UMA MARINA

Muitas pessoas perguntam sobre o que muda na vida a bordo quando estamos em uma marina. Porque há algumas diferenças na nossa rotina quando estamos na âncora ou velejando e quando estamos na Marina. Para quem não conhece , aqui vão algumas curiosidades sobre a vida a bordo que podem ser bastante surpreendentes: ÁGUA Quando navegamos usando o motor, aproveitamos para produzir água. Quando nós temos bastante vento e não ligamos o motor, precisamos ligar o gerador para produzir água. E quando estamos em uma marina, temos 2 formas de obter água. Uma é enchendo os tanques com uma mangueira (daquelas que se usa para regar plantas). A outra maneira é conectar  a mangueira do trapiche no barco e usar a água  sem que ela passe pelos tanques. Nem todos os barcos têm esse sistema.  Como a água é um bem escasso nas navegadas e ancoragens, aproveitamos a estada na marina para lavar o barco usando água doce. BANHEIROS Temos 3 banheiros no Biguá.