Pular para o conteúdo principal

TURKS AND CAICOS – UM PARAÍSO!

Chegamos em Turks and Caicos.
Aqui encontramos a água mais linda de todo o Caribe.
 A cor é impressionante, mas o lugar é bastante inóspito.

Nossa primeira noite foi ancorados em Six Hills, antes mesmo de dar entrada no país. Sáo duas ilhotas bem selvagens e tinha só um outro barco na ancoragem com a gente.

Demos entrada no país em Grand Turk: ancoramos o barco próximo ao píer onde param os navios de cruzeiro e fomos caminhando até a imigração, que é um pouco distante. Pagamos a taxa de entrada de U$ 50,00 (esse valor permite ficar pelas ilhas até 9 dias) mas nós pagamos mais U$ 300,00 para permanecer por mais de 9 dias porque havíamos combinado de encontrar com a outra irmã do Márcio e o marido. Eles viriam até Turks and Caicos só para passar uns dias conosco. E para dar a saída tem mais uma taxinha de U$ 50,00. Soma tudo isso e já viu o rombo no orçamento!!
Temos um vídeo falando sobre a entrada no país:

Saímos da ancoragem e fomos para o outro lado da ilha onde parecia mais amigável a ancoragem. Grand Turk é uma ilha cheia de Resorts, restaurantes e lojas. Muito turística, destino de muitos casais em lua de mel e casamentos na praia são comuns por aqui.

Esse é um lugar curioso. Há muitos prédios destruídos porque aqui, além do Irma, passou outro furacão, o Maria , que destruiu bastante coisa. Nas calçadas e no meio dos prédios abandonados na beira da praia a gente vê muitos burros caminhando. E muitos cães de rua também.

A gente teve bastante dificuldade em descer na praia por causa das ondas e da falta de um trapiche. Havia alguns, mas estavam destruídos.

Resolvemos ir a uma Ilhotinha chamada French Cay. Um lugar bem preservado, que é um santuário de pássaros. Para chegar lá, tivemos que atravessar um mar azul piscina com uma média de 2,5m de profundidade e muitas pedras no fundo. A transparência da água e a pouca profundidade faziam com que a gente sempre achasse que o barco iria encostar em alguma coisa. Lindo e tenso ao mesmo tempo!!!

A chegada em French cay compensa as 25NM de tensão em águas tão rasas: Além de linda, a ilha tem uma quantidade enorme de pássaros que voam pertinho da gente sem medo nenhum. Quando chegamos não havia ninguém na ancoragem, algumas horas depois chegou outro catamarãn com 3 irmãos velejadores ( os 3, 2 homens e uma mulher com o marido, já idosos fazendo uma viagem em família!!). Nem precisa dizer que o Márcio se identificou imediatamente com eles, afinal, estávamos com a irmã mais nova dele a bordo e esperando para encontrar a outra irmã com o cunhado.
À noite fizemos um happy hour a bordo do Área 51, o catamarã dos nossos vizinhos.

Esse aqui é o vídeo mostrando French Cay:

Turks and Caicos tem poucas ancoragens boas para barcos a vela, talvez por isso a gente não tenha encontrado muitos barcos por aqui. Contamos uns 5 veleiros que a gente encontrava em uma ancoragem ou outra. Sempre eram os mesmos.
A gente gostou bastante dessa ancoragem em frente a esse resort. Além de ser super calma e podermos descer na praia com o SUP ou de caiaque, podíamos caminhar, aproveitar a água e ainda tinha sinal forte de internet do Resort que pegava super bem no barco!

Os velejadores falam muito de uma ancoragem chamada Sapodila Bay, mas a gente não gostou de lá.  Temos um vídeo mostrando isso também: VLOG 68 : Explorando Turks and Caicos. Onde ancorar?
Outro lugar onde ficamos para alugar carro e receber a irmã do Márcio foi The Narrows: tem uma marina e uma estrutura onde podemos deixar o dingy e descer para ir ao supermercado ou aeroporto por exemplo.  Nenhuma ancoragem (fora a do Resort) é muito tranquila. Nessa aqui tinha uma correnteza bárbara!!
Mas as praias de areia branca e águas azuis compensaram todo o trabalho.

Aliás, se você pretende vir para cá, venha bem abastecido. Apesar de ter tudo nos supermercados, os preços são os mais altos entre todas as ilhas por onde passamos. Nós precisamos abastecer o botijão de gás e lavar roupas. O gás foi difícil demais conseguir alguém para reabastecer, porque usamos o sistema Europeu no Biguá e aqui o sistema usado é o Americano.  As roupas, melhor nem lembrar: U$ 65,00 por 2 sacolas de roupas!!!!!!!!
Em todo tempo que passamos aqui, ficamos apenas alguns dias em uma marina - Turtle Cove - é necessário um prático para guiar o barco até lá.

Concluindo: venha para cá passar 1 semana. É o suficiente para conhecer. Se o barco tiver um calado muito grande, pense bem, pois tem muitos lugares muito rasos. O ideal é vir com um catamarãn ou um barco com quilha retrátil.
Opa! Tem mais vídeos em Turks and Caicos:

1. Olá,

Meu nome é Marcelo, trabalho com o Nauticupom, o meior guia náutico do Brasil. Estamos buscando pessoas da náutica que gostem de escrever para publicar semanalmente em nosso Blog. Uma parceria em que o Nauticupom ganha com um conteúdo exclusivo sobre náutica semanalmente e o escritor alcança o público da náutica ganhando maior número de leitores, likes e notoriedade no mundo náutico em geral. O que acham da ideia? Se gostaram falem comigo pode ser por whatsap 55 12 991720072 - Bons ventos!

Postagens mais visitadas deste blog

CARTAGENA - ESPANHA - VIVENDO A HISTÓRIA

Chegamos a Cartagena depois de 27h no mar. Sair das Ilhas Baleares foi doloroso, ficou aquela impressão de que tínhamos tanta coisa para conhecer misturada com a certeza de que tão cedo não teríamos aquela vida de praia, sol, mar e biquíni o dia todo. Estamos no outono Europeu, as Ilhas Baleares não são mais aquelas   ilhas com mar transparente e tranquilo, e temos que seguir adiante, pois, apesar de termos esta aparente liberdade, somos sujeitos ao clima, às estações do ano, às correntes marítimas e temos um cronograma a seguir. Nosso próximo destino: Cartagena. Não sabíamos muito o que esperar, sabíamos o que tínhamos lido no nosso livro da Imray e o que tinha nos contado um amigo velejador que havia estado por lá. Chegamos na marina “Real Clube Regatas de Cartagena” às 9:30 local, e nos foi indicada uma ótima vaga em um trapiche de concreto atrás de um palco se shows (!?) A gente não sabia se isso seria algo bom ou ruim, hehehe A marina é totalmente aberta, e fica

TRAVESSIA DO OCEANO ATLÂNTICO

Autor:Alessandra  No dia 25 de novembro de 2018, partimos de Las Palmas, em Gran Canaria em direção a Santa Lúcia, no Caribe. Uma navegada de 2.800 NM, a maior distância que percorremos sem paradas, até agora. Foram 20 dias no meio do mar, apenas nós 4: Márcio(48), Alessandra(46), Henrique(18) e Carolina(14). Um verdadeiro teste para  nossas habilidades como navegadores  e para nosso relacionamento como família. Nossa rotina diária consistia em revisar todos os cabos e estaiamento buscando por desgastes anormais,    manter um controle sobre a navegação e regulagem das velas , observar a quantidade de água consumida e produzir água sempre que necessário.  R evisar o estoque de frutas e legumes,  preparar as refeições,  ler, estudar (Carolina), praticar yoga (Ale) assistir algum filme que tínhamos baixado na Netflix, descansar o máximo possível durante o dia e fazer os turnos durante a noite. Já nos primeiros dias nos surpreendemos em como entramos rápido

COMO É A VIDA À BORDO QUANDO ESTAMOS EM UMA MARINA

Muitas pessoas perguntam sobre o que muda na vida a bordo quando estamos em uma marina. Porque há algumas diferenças na nossa rotina quando estamos na âncora ou velejando e quando estamos na Marina. Para quem não conhece , aqui vão algumas curiosidades sobre a vida a bordo que podem ser bastante surpreendentes: ÁGUA Quando navegamos usando o motor, aproveitamos para produzir água. Quando nós temos bastante vento e não ligamos o motor, precisamos ligar o gerador para produzir água. E quando estamos em uma marina, temos 2 formas de obter água. Uma é enchendo os tanques com uma mangueira (daquelas que se usa para regar plantas). A outra maneira é conectar  a mangueira do trapiche no barco e usar a água  sem que ela passe pelos tanques. Nem todos os barcos têm esse sistema.  Como a água é um bem escasso nas navegadas e ancoragens, aproveitamos a estada na marina para lavar o barco usando água doce. BANHEIROS Temos 3 banheiros no Biguá.